Aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar e transmitir água. São constituídos por materiais permeáveis, como arenito, cascalho ou calcário, que permitem a movimentação significativa da água.
Essa água pode ser liberada para rios, lagos e mares, contribuindo para o ciclo hidrológico.
Boa parte da água potável para o consumo humano provém dos aquíferos. Além do consumo humano direto, essa água também é usada na irrigação agrícola. Isso é interessante principalmente em áreas com poucas chuvas.
Aquíferos alimentam nascentes, riachos e pântanos, sustentando uma variedade de ecossistemas aquáticos. A preservação desses ecossistemas é essencial para a biodiversidade e para o equilíbrio ecológico.
Algumas ameaças à integridade dos aquíferos são os poluentes industriais e agrícolas que penetram no solo. A exploração excessiva para atender a crescente demanda também pode levar ao esgotamento dos aquíferos.
Principais Ameaças à Qualidade da Água Subterrânea
A poluição industrial é uma ameaça significativa, uma vez que contém substâncias químicas tóxicas e metais pesados, que podem se infiltrar no solo.
O uso de fertilizantes, pesticidas e herbicidas em atividades agrícolas pode resultar na contaminação da água subterrânea.
Tanques de armazenamento subterrâneos para produtos químicos, combustíveis e óleos podem vazar, introduzindo contaminantes nos aquíferos.
Chuvas ácidas e outros fenômenos atmosféricos podem contribuir para a introdução de poluentes nos aquíferos.
Infraestruturas antigas e sistemas de esgoto deteriorados podem apresentar vazamentos, permitindo a infiltração de esgoto não tratado nos aquíferos.
Práticas Agrícolas Sustentáveis
A rotação de culturas reduz a pressão sobre nutrientes do solo, minimizando a necessidade de fertilizantes que podem poluir os aquíferos.
Para economizar a água dos aquíferos é preciso adotar técnicas de conservação de água, como a irrigação por gotejamento, captação da água da chuva e práticas que reduzam a evaporação.
Para substituir os fertilizantes químicos, uma boa alternativa é o composto orgânico.
Legislação e Políticas de Proteção
É possível definir padrões de qualidade da água subterrânea, estabelecendo limites para contaminantes. Esses padrões orientam a gestão e proteção da água.
É preciso identificar e gerenciar áreas vulneráveis à contaminação, impondo regulamentações mais rigorosas em regiões onde a qualidade da água subterrânea está sob ameaça.
É preciso proibir ou controlar rigorosamente a utilização de substâncias perigosas oriundas da indústria e da agricultura, que representem riscos significativos à qualidade da água subterrânea.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!