5
(2)

Quais são as utilidades?

Menos acne

O vinagre de maçã é o mais adequado para usar na pele, podendo ser usado para conter as acnes e oleosidade.

Para aplicar na pele basta misturar com água ou hidrolato (1 parte de vinagre para 2 de água)

Cabelo com mais brilho

No cabelo, o vinagre de maçã potencializa o efeito de cremes hidratantes, funcionando como condicionador. E se você aplicar 3 vezes por semana, terá mais brilho e menos frizz.

Após lavar o cabelo, misture uma colher de vinagre em um pouco de água morna e borrife na raiz e na extensão dos fios de cabelo. Depois é só escolher o produto hidratante para aplicar. Enxague novamente no final.

Bom para digestão

Pelo fato de conter enzimas, ele também é muito digestivo e pode ser usado como probiótico. Basta misturar uma colher de sopa em um copo de água.

Uma ideia legal é tomar logo após uma refeição pesada, ou então 30 minutos antes. Para tomar durante a refeição, você pode ter um sabor legal adicionando na salada.

Limpando partes íntimas

O vinagre de maçã pode ser aplicado nas partes íntimas e é muito melhor que os sabonetes para esta função. Basta adicionar ¼ de vinagre para ¾ de água em uma garrafa.

Pode ser usado de forma preventiva, aplicando de duas a três vezes por semana, ou então em caso de urgência/crise.

É bom enfatizar que o vinagre de maçã não cura todos os tipos de doenças e inflamações. Em casos mais sérios consulte o médico.

Ajuda no emagrecimento

Duas colheres de sopa diluídas em água antes e depois do almoço e jantar ajudam no emagrecimento.

Isso acontece pois o vinagre evita os picos de insulina, controla a glicose no sangue após refeições ricas em carboidrato e reduz a absorção de açúcares. Por esses motivos, o vinagre de maçã também pode combater diabetes.

O consumo de vinagre durante as refeições também faz com que você se sinta saciado mais rapidamente e coma menos, e consequentemente emagreça.

Cura a dor de garganta

Basta misturar o vinagre com água morna e gargarejar a cada hora.

Faz bem para os dentes

O ácido acético presente no vinagre de maçã deixa nossos dentes mais fortes e elimina bactérias da gengiva e da língua. E não é necessário aplicar a substância na hora de escovar os dentes, você pode ter o efeito desejado por meio dos modos já citados, como misturado na salada ou diluído em água.

Como fazer vinagre de maçã?

Bata 4 maçãs grandes em 1,5L de água no liquidificador (no modo pulsar). Depois adicione 100g de açúcar e por fim ponha em uma jarra de vidro! Não pode ser recipiente de plástico! E também não pode ficar em local com muita luz.

Processo de fermentação

O que acontece neste processo é que os microrganismos digerem o açúcar como fonte de energia e assim possam crescer e fermentar a substância.

Cubra esta jarra com algum pano poroso, pois a receita necessita de oxigênio. Abra todos os dias a jarra e mexa de duas a três vezes. Este é o processo de fermentação! Faça isso durante 10 dias.

Para acelerar o processo você pode adicionar um pouquinho de vinagre pronto antigo, pois ele já possui as bactérias que digerem a maçã.

Como saber se está ficando pronto? Você começa a sentir o cheiro do vinagre, os pedaços de maçã vão descendo para a base da jarra. Depois de 10 dias você deve começar a coar o material.

A segunda parte da fermentação acontece sem os pedaços da maçã (isso pode ser feito com um filtro). Esta fase dura de 3 a 4 semanas (anote com uma caneta no recipiente o dia em que começou o processo, para não se perder) e o que acontece é o mesmo processo de fermentação, só que dessa vez sem as maçãs.

Até que a receita vire vinagre! Um dos sinais que está ficando pronto é o cheiro adocicado! E não se esqueça de armazenar em um recipiente de vidro quando ficar pronto para usar.

Quem não deve tomar

O vinagre de maçã não é indicado para quem tem sensibilidade a alimentos ácidos e doenças gástricas em atividade como refluxo, hérnia de hiato, gastrite, úlcera e esofagite.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao nosso blog! Somos uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos em que transformamos lixo em fonte de vida! Trabalhamos com um esquema de assinaturas em que o cliente recebe um baldinho para separar seus resíduos e passamos de bicicleta em sua casa para coletar. Uma vez por mês você ganha diversas recompensas como o nosso super composto orgânico produzido a partir dos resíduos!

Referências

Este texto foi realizado com base na nossa live com a Carol Cronemberg. Para assistir e obter mais detalhes clique aqui.

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/04/vinagre-de-maca-e-mel-pela-manha-pode-trazer-beneficios-entenda-melhor.htm

minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17350-vinagre-de-maca

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.