A poluição do ar possui efeitos não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde humana. Entre 2006 e 2016 o número de mortes causadas por poluição do ar subiu 14%. Alguns exemplos de formas de poluição do ar são as atividades industriais, o transporte, a geração de energia e os incêndios florestais.
Alguns exemplos de gases nocivos emitidos por atividades humanas são: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e óxido de nitrogênio (NOx).
Use o transporte público. O setor do transporte emite 30% das emissões de carbono. Ao invés do transporte individual, ou seja, o carro, use ônibus, metrô ou trem. Além de poluírem menos, ou praticamente nada, também contribuem para um trânsito melhor. O transporte individual corresponde a 30% do total.
Um usuário de automóvel polui o ar 8 vezes mais do que um usuário de ônibus. Em média um ônibus evita a presença de 40 carros nas ruas.
Não podemos esquecer de mencionar que os ônibus elétricos estão cada vez mais presentes no Brasil, o que os tornam mais sustentáveis ainda.
Se for andar de carro, tente dar carona para outras pessoas que moram perto e possuem o mesmo destino. Assim reduz-se o número de carros nas ruas e os custos são divididos entre os passageiros.
Não se esqueça de fazer a manutenção do motor do seu carro regularmente para que não emita gases em excesso.
Adquirir um carro elétrico também é sustentável, e a tendência é que fiquem mais baratos nos próximos anos.
Ande de bicicleta. Esse meio de transporte gera zero emissões e ainda faz bem à saúde (fortalece músculos e o sistema cardiovascular, por exemplo). Depois de comprar a bicicleta você não terá mais nenhum custo com ela, ao contrário do carro, que você tem que arcar com combustível, IPVA, estacionamento, etc. Se o ônibus já reduz o total de emissões de gases poluentes, a bicicleta é mais efetiva ainda nesse aspecto. A bicicleta é uma solução fácil para turistas que querem conhecer uma cidade nova, sendo em muitos casos mais prático de se alugar uma bicicleta do que um carro. As bicicletas também movimentam a economia, é crescente o número de lojas que vendem acessórios, vestuários e oferecem serviços de manutenção.
Plante árvores ou plantas. Ao consumirem dióxido de carbono e outros gases, ajudam a melhorar a qualidade do ar que respiramos. Por isso é indicado ter plantas dentro de casa.
Algumas ideias são plantar uma árvore ao ar livre, cultivar plantas de interior ou então participar de uma horta urbana.
O crescimento urbano tem convertido áreas verdes em construções de casas e prédios, está aí mais um motivo para plantar árvores. Ainda nesse contexto, cabe aos governos promover o reflorestamento de áreas degradadas e criar reservas ambientais. Ou seja, além de plantar árvores, é preciso conservar as existentes, uma vez que as árvores mais antigas possuem maior capacidade de armazenar CO2 do que as mais novas.
Use energia eólica ou solar. A produção de energia elétrica é uma das principais fontes de poluição do ar. Estamos falando da energia gerada por petróleo, gás natural e carvão mineral.
As fontes de energia verdes, como solar, eólica e hidrelétrica, usam recursos naturais inesgotáveis, ou seja, podem ser usadas permanentemente.
No caso da energia solar, você pode instalar um painel fotovoltaico em sua casa ou empresa. Além de reduzir a poluição do ar, você economiza nas contas de luz. Quer mais um motivo? A energia renovável emprega 5 vezes mais do que a energia convencional. Além disso, a energia solar está em ascensão no país: entre 2018 e 2019 o setor cresceu 92%.
Reduzir o desmatamento e os incêndios florestais. A poluição do ar proveniente dos incêndios é um pouco diferente da emitida por carros, sendo mais nociva à saúde humana. O material particulado entra nos pulmões e na corrente sanguínea. Uma vez que a Amazônia é uma das regiões que mais sofrem com as queimadas, as pessoas que moram lá são as mais afetadas pela poluição do ar. Este tipo de poluição afeta 10% da população brasileira.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!