O asfalto é derivado do petróleo e para a sua extração e refino gera diversos impactos ambientais. Muita energia é gasta e são emitidos gases nocivos durante todo o seu processo produtivo.
Além disso, certos tipos de asfalto utilizam o querosene como solvente. O querosene é adicionado no maquinário que aplica o asfalto nas ruas e estradas. Em caso de chuva durante uma obra de pavimentação asfáltica corre-se o risco deste querosene e até da emulsão asfáltica atingir a cursos d’água e lençol freático.
Felizmente, algumas soluções vêm sendo desenvolvidas e é sobre isso que vamos falar neste texto.
Asfalto de borracha
Isso mesmo, é possível utilizar pneus usados devidamente triturados na massa asfáltica.
Além de ser de baixo custo, viabiliza a destinação correta para os pneus usados.
Outro benefício é que o pavimento fica menos abrasivo e assim os pneus que transitam sobre este tipo de pavimento “emborrachado” sofrem menos desgaste.
O pavimento asfáltico feito com a adição de borracha é 40% mais durável, o que aumenta sua vida útil e diminui as manutenções. Outra característica positiva é que apresenta uma maior aderência quando comparado com o asfalto convencional.
Somente em 2016 foram usados 7,5 mil pneus de caminhão para a produção de asfalto no Brasil.
A prática de misturar os pneus no asfalto poderia ser alavancada por políticas que incentivassem o descarte correto do material. Algumas empresas que se prontificaram a realizar a coleta e triturar a borracha para incorporação no asfalto foram à falência, devido à falta de incentivos.
O ponto negativo é que este tipo de asfalto é mais caro do que o convencional, chegando a ser 30% mais caro.
A tecnologia que permite a transformação da borracha dos pneus em asfalto existe nos Estados Unidos, Europa e África do Sul desde a década de 1960. No Brasil essa tecnologia chegou apenas em 2001, mas pode representar uma grande mudança para a lógica do descarte de pneus.
Asfalto permeável
O pavimento asfáltico permeável direciona a água de chuva a um sistema de drenagem que vem armazená-la em galerias pluviais, podendo ser usada posteriormente. Assim sendo, este tipo de tecnologia minimiza a formação de poças na superfície. Outro benefício é que vem reduzir a ocorrência de inundações e enchentes.
Referências
masonrental.com.br/blog/asfalto-sustentavel-pavimentacao/
britagemvogelsanger.com.br/asfalto/conheca-solucoes-de-asfalto-sustentavel/