Como serenar a mente, enquanto vemos tudo se movendo de maneira tão rápida? Como curtir os momentos tendo em mente tantas obrigações? Como respirar com calma, tendo em mente que o tempo passa tão rápido? O resultado de tantas inquietações costuma ser a ansiedade. Não adie sua felicidade em nome da próxima tarefa que a vida nos impõe.
Desacelerar a rotina é uma prática importante para a nossa qualidade de vida. Afinal, o estresse e a ansiedade estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Segundo a OMS o estresse está presente em 90% da população mundial.
Muitas pessoas pensam que desacelerar é sinônimo de não fazer nada e ser improdutivo. Mas nesse texto você verá que trata-se de na verdade viver melhor.
Escreva seus pensamentos
Quer uma maneira de extravasar os pensamentos? Então escreva-os. Ter um diário é uma ótima forma de desabafar.
Faça menos coisas
É difícil desacelerar quando você está fazendo um milhão de coisas. Considere a possibilidade de fazer menos. Foque no que realmente importa e deixe o resto para depois. Ao deixar um espaço entre tarefas e compromissos você passa a viver seus dias num ritmo mais prazeroso.
Se permita fazer pausas. Se permita viver momentos de ócio. Faça pausas para uma leitura despretensiosa, acarinhar seu animal de estimação e brincar com as crianças.
Você pode parar sem perder a produtividade, afinal o que importa não é a quantidade de coisas que você faz, mas sim a qualidade. É comum achar que ao parar você está perdendo tempo: eu poderia estar estudando mais, trabalhando mais, realizando mais. Dessa forma você conquista reconhecimento e perde saúde.
Aproveite a hora do banho
Faça do banho um momento de ritual. Ao invés de apenas ligar o chuveiro e se lavar, faça com que esse seja um momento só seu. Abaixe as luzes do banheiro ou acenda uma vela, utilize sabonetes com cheiros agradáveis, ponha uma música que você goste e aproveite o momento para fazer uma massagem.
Encontre prazer em qualquer coisa
Seja lá o que estiver fazendo, esteja presente e valorize os aspectos positivos, mesmo que a tarefa pareça desprazerosa e inútil. Se você está tendo que trabalhar no final de semana, pense nos lados positivos, que você está aprimorando suas habilidades, se sentindo produtivo e sinta-se grato por ter um emprego. As tarefas se tornam mais prazerosas se você vê-las dessa maneira.
Aprecie a natureza
Faça atividades ao ar livre como caminhadas e trilhas – e não use o celular nestes momentos! Inspire o ar puro, aprecie o silêncio e sinta o sol batendo na sua pele. Tente fazer isso o mais frequente possível.
Se você realmente não tem tempo para fazer uma atividade ao ar livre, você pode simplesmente olhar o céu pela janela ou contemplar a natureza dentro do seu condomínio.
Coma mais devagar
Aprenda a fazer as refeições mais devagar e calmamente. Preste atenção a cada mordida, aprecie os sabores e as texturas. Faça das refeições um momento sagrado! Ou seja, não coma na frente do celular ou do computador.
Além disso, tenha uma dieta equilibrada e não consuma alimentos processados, por exemplo.
Gaste tempo com o que gosta
Como está sua rotina? Quanto tempo você passa fazendo coisas que gosta e que não gosta? Às vezes fazer mais coisas que gosta é o que está faltando na sua rotina para melhorar sua saúde mental.
Brinque com as crianças
Isso ajuda muito a relaxar. Também é uma forma de construir ótimas lembranças na vida dos pequenos.
Seja um consumidor consciente
Deixe os exageros e desperdícios de lado, invista no que realmente dá prazer. Desfaça-se do que não é usado, do que perdeu a utilidade. Aprenda a doar o que não usa. Fazer o bem a quem não tem alimenta a alma.
Crie um ambiente só seu
Crie um cantinho zen, um lugar com suas coisas, um ambiente de leitura, não importa. Decore com objetos que aquecem o coração, fotografias, lembranças de viagem, presentes queridos.
Reveja o seu tempo
Como você usa seu tempo? O que ocupa mais tempo em sua vida hoje? O que você gostaria que ocupasse mais? Perceba as suas escolhas de tempo e comande estas escolhas para você.
Falando sobre o trabalho
É fundamental ter uma boa relação com o trabalho e evitar que ele afete a sua saúde. O bem-estar deve estar acima de necessidades de clientes e afins. Você precisa estar bem internamente para dar o seu melhor no trabalho. Assim, ao longo de um dia de trabalho, tente fazer pausas, alongamentos e se relacionar com outras pessoas.
Não fique on-line o tempo todo
Se você anda com o celular na mão o tempo todo, desligue-o por alguns momentos. Assim você se desintoxica e gera benefícios para a sua saúde física e mental. Aprenda a ficar sem ele quando possível. A maioria das vezes que olhamos para o celular são por motivos desnecessários. Quanto mais tempo ficamos no celular, maior a sensação de que temos menos tempo.
Uma dica legal é desconectar do wi-fi de noite antes de dormir e só ligar novamente no dia seguinte após as atividades matinais. Você também pode desativar notificações e deixar apenas as mais importantes como e-mail e whatsapp.
Já pensou também em definir um horário com a família para interagirem entre si e deixar o celular de lado?
Referências
blog.cartaodetodos.com.br/desacelerar-a-mente
escoladainteligencia.com.br/blog/os-10-mandamentos-essenciais-para-desacelerar-e-aproveitar-mais-a-vida/
exame.com/carreira/quer-produtividade-de-verdade-aprenda-a-desacelerar-sua-vida/
soumaisbemestar.com.br/5-sinais-de-que-voce-precisa-desacelerar-a-rotina/
cobrire.com.br/desacelere-veja-como-aproveitar-mais-a-vida-com-qualidade/