Trata-se de um tipo de poluição moderna encontrada principalmente nos grandes centros urbanos.
Alguns exemplos são: informações contidas em placas, postes, outdoors, banners, cartazes, táxis, carros e outros veículos de anúncios, além da degradação urbana fruto das pichações, excesso de fios de eletricidade e acúmulo de resíduos.
A publicidade tem um papel importante na promoção de serviços e produtos, pois ela comunica as pessoas a respeito dos benefícios deles. Porém, o problema é quando essa comunicação passa a ser excessiva e descontrolada, levando a poluição visual.
Uma das consequências da poluição visual é a descaracterização identitária do local (arquitetura original, patrimônio histórico cultural, etc.)
A poluição visual, somada à poluição sonora e luminosa pode desencadear consequências negativas na qualidade de vida da população.
Apesar da poluição visual existir, muitas vezes seus efeitos não são perceptíveis para as pessoas, diferentemente da poluição do ar e da água, por exemplo. Ou seja, os efeitos desencadeados pela poluição visual gera transtornos psicológicos difíceis de serem percebidos.
Algumas das consequências da poluição visual são cansaço visual, stress, e outros tipos de transtornos psicológicos. Outro problema é o incentivo ao consumo exagerado por meio dos outdoors e propagandas. O consumo exagerado é um transtorno mental e gera prejuízos ao bolso das pessoas.
Existem muitas placas de trânsito com informações excessivas e desnecessárias que podem levar a confusão por parte dos motoristas e pedestres.
O problema não é apenas a respeito de publicidade e informações de trânsito. Outro problema é a arquitetura de muitos edifícios que podem conter detalhes excessivos e cores que destoam do ambiente urbano. A iluminação deve ser bem projetada para realçar detalhes das construções.
Outra consequência são os acidentes automobilísticos, uma vez que os motoristas podem se distrair com tantas informações visuais. Para os comerciantes também existem danos. Diante de tantas informações visuais as pessoas passam a ignorar muitas obras publicitárias.
Além das propagandas, outra fonte de poluição visual são os cabos entrelaçados a postes e as pichações, que desvalorizam o valor histórico de vários prédios e monumentos históricos. A pichação é a única forma de poluição visual considerada crime no Brasil.
Para o meio ambiente, o excesso de lixo, visto como uma forma de poluição visual causa problemas sanitários. O processo de urbanização pode alterar drasticamente a beleza natural de regiões rurais, montanhas, florestas e litorais, comprometendo a experiência de visitantes e moradores. Assim, há perda de conexão com a natureza e as pessoas passam a não contemplar a natureza da mesma forma.
Muitas cidades ao redor do mundo tem implementado leis para os anúncios nas cidades. Elas visam diminuir o tamanho dos anúncios e proíbem a veiculação de anúncios em áreas preservadas da cidade com monumentos históricos, por exemplo.
Outro objetivo é proibir anúncios luminosos e coloridos, que são uns dos que causam mais estresse.
Para haver um maior controle e fiscalização da poluição visual, muitas cidades exigem que os publicitários peçam permissão antes de instalar suas obras pela cidade. Também são cobradas taxas para desestimular a implementação de obras publicitárias e ainda arrecadar recursos financeiros para ações de embelezamento urbano.
Solução
Em São Paulo a “Lei Cidade Limpa” proibe propagandas em carros, motos, ônibus, bicicletas, muros, laterais de prédios, praças, viadutos, ruas, túneis e coberturas.
A publicidade pode investir em anúncios em redes sociais e internet, assim ela acontece de forma menos intrusiva, poluída e respeitando a estética urbana.
No caso da poluição visual causada pelo lixo em áreas urbanas, uma solução é a compostagem, processo que transforma restos de comida em adubo para as plantas.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
todamateria.com.br/poluicao-visual/#:~:text=A%20poluição%20visual%20é%20um,de%20fios%20de%20eletricidade%20e
brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-visual.htm
ecycle.com.br/poluicao-visual/
.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-visual/