Os combustíveis fósseis são recursos naturais não renováveis que se formaram a partir da degradação de restos de plantas e animais durante milhões de anos sob altas pressões e temperaturas. Geralmente são usados para a produção de energia.
O principal impacto do uso deles é a emissão de gases de efeito estufa.
Os principais tipos são o petróleo, gás natural e carvão mineral. Cerca de 75% da demanda energética mundial corresponde aos combustíveis fósseis. Eles são muito utilizados pois possuem alta eficiência energética e possuem bom custo-benefício.
Os combustíveis fósseis também são muito utilizados para mover os meios de transporte, como carros, aviões e navios. Assim como na geração de energia, essa atividade também contribui para o aquecimento global. Nesse caso, estamos falando da gasolina e do diesel. Cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa vem dos carros.
Além da queima dos combustíveis fósseis intensificar o aquecimento global, outra consequência é a poluição do ar, que causa problemas de saúde na população. Gases como óxido de enxofre, nitrogênio e material particulado podem causar asma, bronquite e câncer de pulmão.
Em 2018, um estudo realizado pela Universidade de Harvard constatou que 8 milhões de mortes no mundo foram causadas pela poluição do ar.
O carvão mineral é o combustível fóssil mais poluente e o mais abundante. Cerca de 44% das emissões globais de CO2 vem da queima do carvão. Passou a ser mais utilizado durante a Primeira Revolução Industrial mas é amplamente usado nos dias atuais. A queima do carvão para produção de energia acontece nas termelétricas. Quase metade de suas reservas se encontra na China. Quanto maior a presença de carbono no carvão, maior a sua eficiência energética.
O petróleo é o combustível fóssil mais utilizado nos dias atuais, mesmo com toda a conscientização e esforços para reduzir o seu consumo. Ele é mais utilizado sob a forma de gasolina, mas também serve para a fabricação do plástico. Além de poluírem o ar durante a queima, outro impacto ambiental é o derramamento de petróleo por plataformas e navios petroleiros.
O gás natural é o menos poluente entre os combustíveis fósseis. Possui amplas reservas e os custos para produzir energia a partir dele são mais reduzidos.
Além do fato de emitirem gases poluentes, os combustíveis fósseis devem ser repensados pois são finitos, ou seja, não são renováveis e um dia irão acabar.
A principal solução é fazer o uso das energias renováveis, que não emitem gases poluentes e não se esgotam, como por exemplo, a energia eólica, solar, biomassa, geotérmica e hidrelétrica. Muitos países não possuem reservas de combustíveis fósseis em seus territórios e são obrigados a importar. A adoção das energias renováveis gera uma maior independência energética desses países. Para que aconteça uma transição para as energias renováveis é preciso conscientizar a população e aprimorar as tecnologias de geração de energia.
Além disso, as pessoas podem evitar os veículos motorizados e economizar energia elétrica. Que tal trocar o carro pela bicicleta? A adoção de carros elétricos e o desenvolvimento de biocombustíveis também são outras ideias interessantes
No Brasil, apesar de as fontes de energia renováveis estarem em crescimento, o uso dos combustíveis fósseis ainda é elevado. Cerca de 36% da matriz energética é baseada no carvão e petróleo. O território brasileiro possui grandes reservas de petróleo, e é por isso que somos uns dos maiores exportadores do mundo. Um bom exemplo é o pré-sal, uma área no nosso território rica em petróleo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!