Você deve estar familiarizado com as turbinas eólicas em terra firme, que criam um cenário muito comum no nordeste brasileiro, por exemplo. O que pode ser novidade é a presença desse maquinário em alto mar. É a chamada energia eólica offshore, que faz o uso dos ventos mais fortes e constantes devido a ausência de barreiras no meio do mar.
Em alguns casos, a produção de energia em alto mar pode ser o dobro da produzida em terra firme.
Vale lembrar que muitos parques eólicos offshore também ficam em grandes lagos.
Alguns dos pontos negativos da energia eólica em terra firme é a poluição visual e a ocorrência de ruídos. Em alto mar nada disso acontece.
Este tipo de energia possui diversos outros benefícios. O vento é uma fonte de energia renovável e abundante, não emite gases de efeito estufa, as instalações ocupam pouco espaço devido ao fato de serem verticais, é um setor em crescimento que gera empregos e quando uma turbina é desativada, sua pá pode ser reciclada.
Comparando com as instalações terrestres os ventos no mar são mais regulares e assim fica mais fácil calcular a quantidade de energia a ser gerada com antecedência.
Apesar de todos os benefícios dos parques eólicos offshore, eles são mais difíceis e caros de serem instalados e receberem manutenção, afinal muitos parques ficam a vários quilômetros de distância da costa.
Este tipo de energia está em crescimento em todo o mundo. Entre 2010 e 2020 a quantidade de energia gerada pelos parques offshore cresceu quase 10 vezes, chegando a uma capacidade de 34 GW.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!