Planejamento de Refeições: A Base para Economizar
Além de economizar dinheiro, ao criar um cardápio semanal você passa a se alimentar de forma mais saudável.
Você também evita o desperdício de alimentos, uma vez que passa a comprar apenas o que será necessário para essas refeições.
Ao comer em casa você economiza dinheiro, tendo em vista que comer fora é sempre mais caro.
Confira algumas dicas para implementar um planejamento de refeições:
Defina um dia para planejar as refeições, pode ser um sábado ou domingo, quando você tem mais tempo.
Selecione as receitas que você vai fazer durante a semana. Leve em consideração os seus gostos e o seu nível de habilidade na cozinha.
Mantenha espaço para ajustes conforme a semana progredir. Pode ser necessário trocar refeições ou ingredientes com base em imprevistos.
Lista de Compras detalhada
Além de lembrar quais itens você tem que comprar, você foca no que realmente é necessário e assim evita compras por impulso.
Outro benefício da lista de compras é que você economiza tempo também, já que não precisa vagar pelos corredores do mercado tentando se lembrar do que precisa comprar.
Confira algumas dicas sobre como fazer uma boa lista de compras:
Use suas receitas planejadas para identificar os ingredientes necessários.
Antes de pôr no papel algum item, verifique se você já não tem em casa.
Coloque apenas o que precisa para montar suas refeições, evite itens que não estão planejados.
Compras a Granel: Redução de Custos e Desperdício
O primeiro benefício é a economia de dinheiro, pois você não paga pelas embalagens, apenas pelo produto. Além disso, você compra apenas a quantidade que precisa, evitando desperdício de alimentos e dinheiro.
Comprar a granel também é uma atitude sustentável, pois evita-se a produção de embalagens que poderiam parar em lixões e aterros.
Comparação de Preços: Encontrando as Melhores Ofertas
Antes de sair de casa, reserve um tempo para pesquisar online e descobrir quais produtos estão em oferta.
Você pode usar diversos sites na internet que comparam preços.
Procure por promoções do tipo “leve 2, pague 1” ou então promoções para compras em grande quantidade. Certifique-se que realmente vai usar todos os produtos que está adquirindo.
Anote os preços dos produtos que compra com frequência, assim você pode avaliar melhor quais produtos estão com preço bom.
Aproveitar Promoções: Economizando Sem Abandonar a Qualidade
Confira a data de validade, pois alguns produtos entram em promoção quando estão chegando perto.
Procure promoções em itens que são essenciais em sua dieta, como proteínas magras, grãos integrais e produtos frescos. Isso garante que você esteja economizando em alimentos que contribuem para sua saúde.
Não compre um produto apenas porque está em promoção. Avalie a qualidade e o valor nutricional, ou seja, cuidado com os alimentos ultraprocessados.
Alimentos da Estação: Economia e Qualidade
Alimentos da estação são aqueles que são cultivados no período em que estão mais adaptados a se desenvolverem.
Optar por alimentos da estação é uma estratégia quando se trata de economizar dinheiro e aproveitar produtos frescos e de alta qualidade.
Basta descobrir quais alimentos estão em sua época, e assim você pode experimentar novos alimentos, ganhando variedade nutricional.
Também é uma atitude sustentável, uma vez que você evita comprar alimentos importados, e logo acaba beneficiando a economia local. Também há menos poluição oriunda de longos transportes. Outro benefício relacionado ao meio ambiente é que os alimentos da estação necessitam de menos agrotóxicos e pesticidas.
Evitar Compras com Fome: Manter o Controle Financeiro
Isso mesmo, não faça compras com fome! Assim você tende a gastar mais do que o necessário. Você também pode acabar caindo na tentação dos alimentos ultraprocessados e as famosas “junk foods”. Para ajudar nesse aspecto, se você sabe qual o corredor do supermercado que possui doces e ultraprocessados evite passar por eles.
Defina um limite de tempo para suas compras. Quanto menos tempo você passar no supermercado, menor a chance de tomar decisões impulsivas.
Isso não significa que você só pode fazer compras no supermercado após uma grande refeição. Um simples lanche antes ou então beber uma certa quantidade de água já pode ser o suficiente.
Reduzir Produtos Processados: Benefícios para a Saúde e a Carteira
Os processados costumam vir em embalagens excessivas e luxuosas e você acaba tendo que pagar por elas.
Produtos processados tendem a conter uma variedade de aditivos, conservantes e ingredientes artificiais. Optar por alimentos frescos significa que você está evitando esses aditivos, o que pode ser benéfico para a sua saúde.
Geralmente esses produtos ficam em locais estratégicos para chamar atenção dos consumidores, o que pode levar a compra por impulso.
Para analisar o valor nutricional dos alimentos e descobrir se ele é um ultraprocessado, fique atento aos rótulos, se vier com muitos nomes complicados pode ser um sinal de que é ultraprocessado.
Faça alterações e substituições na sua lista
Às vezes, as circunstâncias mudam, promoções surgem e as necessidades variam.
Aproveite as promoções! Às vezes, as promoções e ofertas podem levar a mudanças no plano de compras para aproveitar produtos em desconto.
O que também acontece é que nem sempre os produtos que estão na sua lista estão disponíveis, sendo necessário fazer substituições.
Armazenamento Adequado: Prolongando a Vida Útil dos Alimentos
O armazenamento adequado dos alimentos desempenha um papel importante em maximizar a vida útil dos produtos, minimizar o desperdício e economizar dinheiro.
Dicas para Armazenamento Adequado
Opte por recipientes herméticos, sacos de armazenamento e recipientes de vidro para manter os alimentos frescos.
O uso de equipamentos de vedação a vácuo pode prolongar a vida útil de muitos alimentos.
Aposte no congelamento pois isso pode extender a vida útil de muitos alimentos.
Mantenha sua geladeira e freezer a temperaturas recomendadas para garantir que os alimentos sejam armazenados adequadamente.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!