Importância da Biodiversidade Amazônica
A Amazônia é um grande sumidouro de carbono. Ou seja, as árvores capturam CO2 da atmosfera durante a fotossíntese e armazenam em seus corpos e no solo. Isso contribui para a mitigação das mudanças climáticas.
A Amazônia é comumente chamada de “pulmão do mundo” pois as árvores liberam oxigênio no ar. Isso contribui para a qualidade do ar em diversas regiões do globo.
As árvores realizam a evapotranspiração, que libera vapor d’água na atmosfera. Esse vapor forma massas úmidas que geram chuvas em diversas partes do continente.
A biodiversidade amazônica proporciona o ecoturismo. Isso gera empregos e fomenta a economia local.
Muitas plantas e animais da região possuem propriedades medicinais. A biodiversidade amazônica logo é essencial para o desenvolvimento da medicina e da ciência.
Ameaças à Biodiversidade
O desmatamento é uma das principais ameaças a biodiversidade amazônica. Áreas florestais são desmatadas para dar lugar a agricultura, pecuária e mineração. A exploração madeireira também é muito comum.
A construção de estradas e hidrelétricas na Amazônia frequentemente fragmenta o habitat natural e perturba ecossistemas sensíveis.
As mudanças climáticas globais também afetam a Amazônia. Uma consequência são as secas prolongadas, que podem causar incêndios também. Tudo isso afeta a fauna e flora.
Outra ameaça a biodiversidade amazônica é o tráfico ilegal de animais silvestres. Espécies raras e ameaçadas são capturadas e comercializadas.
Desmatamento e suas Consequências
O desmatamento gera perda de habitat para muitas espécies. Elas necessitam do habitat amazônico para alimentação, abrigo e reprodução. Com isso, muitas espécies que só existem na Amazônia acabam entrando em risco de extinção.
Como já foi dito, as árvores estocam CO2 em seus corpos e no solo. Quando ocorre o desmatamento o gás é emitido de volta na atmosfera.
O desmatamento impacta o clima local. Ocorre aumento das temperaturas e mudanças nos níveis de precipitação, o que pode acabar afetando a agricultura local.
Muitas comunidades indígenas dependem da floresta para a sua subsistência. O desmatamento ameaça os seus meios de vida e cultura.
Conservação de Espécies Ameaçadas
Para conservar espécies ameaçadas é necessário monitorar os animais. É preciso o apoio mútuo entre cientistas e comunidades locais para isto.
Uma técnica interessante para salvar espécies em extinção é a reprodução em cativeiro.
É necessário que haja a preservação de habitats dessas espécies. Isso pode ser feito por meio da criação de áreas protegidas, reservas naturais e parques nacionais, onde a atividade humana é regulamentada.
As comunidades locais vivem próximas às espécies em extinção, logo é preciso envolver essas comunidades, pois desempenham papel fundamental na conservação.
Reservas e Áreas Protegidas
Parques nacionais e reservas naturais são estabelecidos com o objetivo de proteger ecossistemas intocados e sua biodiversidade. Dentro dessas áreas, a atividade humana é limitada e regulamentada para minimizar o impacto sobre a vida selvagem e o ambiente. Muitas espécies ameaçadas de extinção encontram refúgio nessas áreas.
Essas áreas protegidas conciliam a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico das comunidades locais.
Manejo Sustentável
A agrofloresta consiste no cultivo de plantas junto com árvores nativas. Isso promove a conservação da biodiversidade junto com o desenvolvimento das comunidades locais.
A caça e pesca controladas permitem a conservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Iniciativas de educação ambiental e capacitação das comunidades locais são cruciais para promover o entendimento da importância da conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais.
O reflorestamento de áreas desmatadas pode recuperar ecossistemas e habitats.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!