Felizmente, cada vez mais vemos pessoas andando de bicicleta pelas ruas das cidades grandes. Os motivos são diversos, como por exemplo economia de dinheiro com gasolina do carro e fuga do trânsito.
Porém, há diversos riscos e problemas envolvidos quando se trata do assunto. O risco de acidentes é considerável. Para se ter uma ideia, no Estado de São Paulo, em 2020, 413 ciclistas perderam a vida. Por isso é preciso unir o prazer da pedalada com segurança.
Sinalize seus movimentos
Sua bike não dá seta, assim você deve sinalizar com os braços, tanto na hora de fazer conversões quanto na hora de frear (em relação aos freios é importante andar com os dedos sobre eles). Você também pode pedir passagem ou dar passagem com movimentos com as mãos.
Para virar a direita estenda o braço direito. Quando for frear levante o braço.
Estas técnicas funcionam! Um exemplo é quando um carro quer fazer uma conversão e o motorista faz o sinal com a mão para os outros carros deixem ele passar. Ou seja, isto também funciona para as bikes! Ah, e não se esqueça de ser educado, não xingar e não se envolver em brigas no trânsito.
Pedale sempre na faixa da direita
A faixa da direita é mais segura pois é destinada para os carros que trafegam a uma velocidade menor. Uma coisa que talvez você não sabia é que a bicicleta é um veículo como outro qualquer, e por isso pode andar no meio da faixa, sem precisar ficar espremido na calçada. Trafegar no meio da pista é importante antes dos cruzamentos, pois assim reduz as chances de fechamento.
Tente não trafegar na mesma pista que ônibus e caminhões pois eles possuem muitos pontos cegos.
Não pedale na contramão
O motivo é que os pedestres só olham na direção dos carros na hora de atravessar a rua. Os carros também, na hora de uma conversão ou então sair de uma garagem. Se você estiver na contramão, o tempo de reação de um motorista em uma situação de perigo de colisão é menor. O impacto da batida também é maior, o que pode causar um grande estrago.
Não brinque no trânsito
Pedalar nas ruas não é fazer um pedal com amigos com direito a manobras. Mantenha uma velocidade segura na faixa correta e não fique ziguezagueando entre os carros.
Cuidado com as portas e os carros estacionados
Se você ver um carro estacionado a sua frente, vá com calma, pois o passageiro pode abrir a porta e causar um acidente. O passageiro pode ser uma pessoa esquecida ou então mesmo olhando para trás pode ser que a bicicleta esteja em um ponto cego. Também tenha cuidado ao passar do lado do ônibus em que o passageiro desce, caso o ônibus esteja parado.
Não ande na calçada
A calçada foi feita para os pedestres, ande sempre na rua. Você pode acertar uma criança saindo de uma casa ou então uma pessoa que vire na sua frente. Pedale na calçada apenas se esta for bem larga e a movimentação de pessoas seja pequena. O ideal na verdade, se você precisar usar a calçada por algum motivo, é descer da bicicleta e ir empurrando.
Use as ciclovias
Elas foram feitas para nós. Tente sempre optar por caminhos que possuam ciclovias, mesmo que você tenha que dar uma volta um pouco maior. Assim a maior parte do trajeto será segura e seu pedal ficará mais prazeroso e tranquilo.
Caso não haja ciclovias no caminho que você deseja seguir, tente passar pelas ruas mais calmas (em que o limite de velocidade seja no máximo de 60 km/h). Outro detalhe importante é parar nos semáforos vermelhos, pois você deve fazer isso assim como os carros.
Faça a manutenção da bicicleta
Freios e pneus são dois pontos que devem ser checados sempre, pois são eles que garantem boa parte da segurança num pedal pela cidade. Além dessas peças, o sistema de marchas e outros componentes merecem atenção especial também.
Use a iluminação na bike
Essa dica vale não só para a noite, mas também para o dia. Use kits de iluminação, inclusive os que ficam piscando. Instale luzes na frente, atrás, na lateral e nos pedais da bike. Também opte por roupas claras e fluorescentes como é o caso dos coletes apropriados. Na hora de comprar um kit de iluminação, não economize. Uma boa ideia são as luzes de LED.
Outros acessórios muito importantes são o retrovisor e a buzina.
Use capacete
Não importa se o caminho é longo ou curto, se as ruas serão movimentadas ou calmas. Use sempre o capacete. Na hora de comprar, assim como os kits de iluminação, não economize e compre um produto de qualidade. Você pode também usar faixas refletivas e iluminação nele.
Use luvas
Se suas mãos estiverem suadas, ou estiver pedalando na chuva, é possível que escorreguem e isto pode causar um acidente. Na hora de cair no chão, nossa reação comum é cair com as mãos primeiro, o que pode levar a cortes. Luvas que cobrem inclusive os dedos podem ser uma boa ideia para quem pedalar no frio.
Não use fones de ouvido
Deixe para usar quando estiver andando em um local seguro, sem risco de colisão com outros carros. A audição é um dos sentidos que nos ajudam a nos guiar pelas ruas da cidade. Assim é possível ouvir o motor de um carro ou caminhão bem como a buzina deles.
Invista em uma boa tranca para não ser roubado
O melhor modelo de cadeado é o U-Lock. Apesar disso, podem ser um pouco mais pesados e difíceis de carregar que outros tipos, além de poderem custar mais.
Referências
blog.bikeregistrada.com.br/dicas-e-cuidados-para-pedalar-na-cidade/
blog.bikeregistrada.com.br/bike-na-cidade/
vadebike.org/2004/09/dicas-para-o-ciclista-urbano/
e-moving.com.br/10-dicas-para-andar-de-bike-com-mais-seguranca/
bikeitau.com.br/bike-para-cidade/
blogmomentos.libertyseguros.com.br/pt-br/sua-comunidade/Paginas/Andar-de-bicicleta-na-cidade-com-tranquilidade.aspx
revistabicicleta.com/destaque/dicas-para-pedalar-na-cidade/
mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/15-dicas-para-andar-de-bike-com-seguranca/
blog.diasbike.com.br/cicloturismo-mobilidade-urbana-esportes/seguranca-pedalada-dicas-para-andar-de-bike-rua-ciclovia/
veloseguro.com/guia-para-pedalar/
blog.portoseguro.com.br/seguranca-no-transito
respeiteumcarroamenos.com.br/portfolio/dicas-para-ciclistas/
meulugar.quintoandar.com.br/pedalar-com-seguranca-6-dicas/