Como você trata e maneja suas emoções? Além de evitar doenças físicas, o equilíbrio emocional é necessário para viver com mais saúde e qualidade de vida.
O equilíbrio emocional permite um maior autocontrole das emoções a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo em momentos de crise.
Entenda a origem do desequilíbrio emocional
Para se tornar equilibrado é necessário, em primeiro lugar, entender o que te leva ao desequilíbrio. O autoconhecimento é o principal caminho para o processo evolutivo dos indivíduos e é através dele que será possível conhecer melhor os seus sentimentos e as suas emoções. Dessa forma, terá a oportunidade de dar um novo significado a eles e aprender a controlá-los, evitando que te tirem do centro.
Tenha motivações
Todos nós precisamos de motivação para alcançar nossos objetivos. Se está passando por uma situação difícil no trabalho, sua motivação pode ajudar a manter os pés no chão e superar as adversidades. Ter um propósito é algo transformador.
Não se importe com o que os outros acham de você
Basta ter autoconhecimento e poder sobre si. Afinal, um indivíduo que não sabe quem é, do que gosta e aonde quer chegar fica a mercê do domínio dos outros e aí surgem as frustrações e o desequilíbrio. O autoconhecimento é o início de qualquer transformação interior. Basta parar e perceber o que te impulsiona e o que te paralisa.
É normal sentir o efeito das outras pessoas sobre você, mas você é quem decide com que frequência isto irá te afetar. Quanto maior o poder sobre si, menos se importará com os outros.
Cuide da sua saúde
Os momentos de lazer são favoráveis e necessários para a produção dos hormônios de bem-estar, como dopamina e serotonina. Os exercícios físicos também devem ser incorporados ao nosso dia a dia. É importante que pessoas sedentárias adotem um estilo de vida saudável, não deixando de tomar água de forma regular e ingerir alimentos leves, como frutas e verduras. Hábitos saudáveis transformam a mente também, te deixando mais saudável por dentro e por fora.
Busque ajuda profissional
Quando não é possível buscar esse equilíbrio sozinho e esse sofrimento esteja se prolongando, trazendo paralisações das atividades rotineiras, é hora de buscar ajuda profissional. A terapia é sempre uma ótima saída para sanar, trazer o entendimento desse sofrimento.
Aceite e respeite as fragilidades
Ninguém está 100% o tempo todo. É normal sentir a pressão da rotina e passar por dificuldades. Enxergar o lado positivo dos problemas é um passo importante para enfrentar os desafios da vida.
Cultive boas relações
Saiba bem quem são as pessoas próximas a você que são tóxicas e costumam despejar energias negativas sobre você. Em compensação, faça uma análise dos bons relacionamentos, pessoas que te incentivam e querem ver o seu sucesso. Converse com amigos e familiares sobre o que está sentindo e converse também sobre outros assuntos.
Não procrastine
Não precisamos esperar chegar a segunda-feira para mudar nosso estilo de vida. Podemos olhar para qualquer hábito, como a alimentação por exemplo, e ver que precisamos de mudanças urgentes.
Tenha válvulas de escape
Atualmente, tendemos a acumular funções, culminando em uma rotina agitada, cheia de pressão e estresse. A dica para contornar esse problema é ter bons momentos de lazer que aliviam as tensões emocionais. Se você ainda não tem um hobby, dedique parte dos seus esforços para encontrar um. Muitos estudos sugerem que o hobby deve ser tratado como uma prioridade em sua rotina, e não apenas uma opção. O hobby proporciona a oportunidade de descarregar emoções negativas que se acumulam ao longo dos dias.
Pense positivo
Os nossos pensamentos estão interligados com nossas emoções, um influencia o outro. Para quem busca o controle das emoções, é necessário investir na mudança de pensamentos, priorizando aqueles mais positivos e estimulantes. Assim que identificar um pensamento negativo, abra espaço para um positivo. Isso pode se tornar um hábito e contribuir para o seu controle emocional. É muito importante se rodear de bons sentimentos e pensamentos! Trata-se de saber enxergar o lado bom das coisas e utilizar isso ao seu favor com sabedoria e inteligência.
Seu problema pode ser apenas uma fase
É um período difícil, sim, mas vai passar. Pense em outros momentos difíceis que você viveu e conseguiu superar. Nesse momento de incertezas é importante viver um dia de cada vez, para evitar frustrações e ansiedade.
Estabeleça uma rotina
A rotina está ligada a uma redução do estresse e da ansiedade. Assim você fica menos suscetível aos imprevistos do dia a dia. Com um dia organizado tudo fica mais fácil. Não se esqueça de montar uma agenda para definir tarefas e horários. Somente estabelecendo prioridades e determinando tempo é que você conseguirá dar conta de tudo o que precisa fazer.
Tenha hábitos saudáveis
Pratique exercícios físicos, leia livros, brinque com as crianças, ocupe a mente estudando, alimente-se bem, faça videochamadas para rever as pessoas e jogar conversa fora.
Faça exercícios físicos
Corpo e mente estão intimamente ligados, o que faz com que os exercícios físicos sejam extremamente positivos para manter a saúde e o equilíbrio mental. Escolha uma atividade que seja prazerosa e torne-a parte da sua rotina. A endorfina liberada ao realizar exercícios irá lhe proporcionar uma incrível sensação de bem-estar, fazendo com que relaxe e enxergue os momentos difíceis de uma outra forma.
Valorize suas conquistas
Ao invés de ficar se culpando e focando nos problemas, pense sempre no que já conquistou, as batalhas que já superou e quantas batalhas ainda vai superar. Ao adotar essa atitude, você reconhecerá o seu verdadeiro valor e terá motivação para ir além, mesmo quando as condições não pareçam favoráveis.
Peça ajuda
Você não está sozinho e não há problema em pedir ajuda. Aceitar que se tem uma dificuldade e não se consegue resolver sozinho é um dos pontos mais altos do autoconhecimento. Ninguém é perfeito em tudo; se precisar, procure o apoio de um profissional.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
saude.ce.gov.br/2020/10/29/especialistas-do-hsm-dao-dicas-de-como-manter-equilibrio-emocional-ao-longo-da-vida/
agazeta.com.br/revista-ag/comportamento/5-dicas-basicas-para-alcancar-o-equilibrio-mental-fisico-e-emocional-0921
fia.com.br/blog/equilibrio-emocional/
blog.portoseguro.com.br/setembro-amarelo-5-dicas-para-manter-seu-equilibrio-emocional-no-dia-a-dia
jrmcoaching.com.br/blog/como-manter-equilibrio-momentos-dificeis/