Para você é difícil resistir a tentação das ofertas? Durante a Black Friday, é muito comum as pessoas se deixarem levar pela empolgação momentânea e acabarem tendo problemas com as compras, como por exemplo ficarem endividadas e abandonarem o produto após pouco tempo de uso, gerando desperdício. É a famosa compra por impulso, e neste texto você verá dicas de como evitá-la.
Você realmente precisa do item?
Não é porque ele está na promoção que você precisa comprar. Um pensamento que pode ajudar é: você compraria este produto caso não estivesse na promoção?
Pense no quanto o produto vai durar: um ano? Meio ano? Alguns meses? Ou então se o produto vai acabar ficando de lado após algumas semanas de uso.
Mais perguntas que você pode fazer a você mesmo são: eu preciso desse produto? Vou conseguir pagá-lo? É minha prioridade neste momento? Quantas horas de trabalho foram necessárias para comprar isto?
Nas lojas físicas é muito comum cairmos no papo dos vendedores para comprar algo. Então, sempre que estiver prestes a comprar algo, diga: “Vou pensar um pouco e depois volto”. Ou se você não gostou do produto, não precisa comprar só porque o vendedor te atendeu bem. Agradeça, seja gentil e saia da loja.
Outra ideia que funciona é deixar o cartão de crédito no carro.
O que seria uma compra por real necessidade?
A compra por necessidade, diferente da por compulsão, é a respeito daquele produto que você já está de olho há algum tempo. Você fez pesquisa de mercado, sabe qual é o melhor e porquê. Já a compra por impulso acontece quando a pessoa praticamente não pensa a respeito do produto e vai lá e compra.
Faça uma lista de desejos com o que realmente precisa
Assim você fica focado no que é necessário. Estipule também um limite de dinheiro para ser gasto na Black Friday.
Quando for fazer a lista, divida as compras por nível de necessidade. Se você suprir a primeira necessidade, pode seguir adiante e comprar a próxima.
Cuidado com as estratégias de marketing
É muito comum ouvir por aí frases como “é a última do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a promoção acaba hoje”. Não se deixe levar por elas.
Não cadastre seu cartão nas plataformas online
Deixar seu cartão salvo em lojas online não é uma boa ideia, isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária. O perigo da compra online é ainda maior devido a facilidade de fazer a compra com apenas alguns cliques.
O que acontece é que só de ter que sair da frente do computador para pegar o cartão na carteira, já faz com que a pessoa não compre por impulso, mas sim pensar duas vezes e refletir sobre a real necessidade de aquisição do produto.
Dê preferência a produtos sustentáveis
Procure saber se o produto que você deseja foi produzido com cuidados em relação ao meio ambiente, aos trabalhadores e à comunidade. Além disso, levar a uma compra mais consciente, ajuda a evitar compras por impulso.
Cuidado com as vitrines
Muitas vezes os produtos das vitrines estão com desconto, mas os do interior da loja não. Portanto, tenha cuidado ao escolher os produtos que ficam dentro da loja, confira o preço e faça a sua avaliação.
Outra técnica usada por algumas lojas é a maquiagem dos preços. Na véspera da Black Friday elas aumentam o preço dos produtos para que nesta data o preço reduzido seja um desconto, mas no fundo você não está pagando um valor baixo. Fique atento e comece a pesquisar os valores o quanto antes, para isto não acontecer.
Tenha cuidado com o valor do frete
Ao optar por uma compra online, fique atento ao valor do frete. O que acontece é que muitos produtos ficam baratos no dia da Black Friday, porém o frete é mais caro do que o normal.
Pague a vista
Além de não ficar endividado no final do mês você pode conseguir um desconto ainda maior.
Cuidado com o efeito manada
Quando vemos muitas pessoas comprando algo, nos sentimos tentados a comprar também. Este é o efeito manada. Mas será que as pessoas também não estão comprando por impulso? Uma dica para fugir desse efeito é fazer as compras nos horários mais vazios. Já pensou em ir ao shopping de manhã?
Aproveite para comprar os presentes de Natal
Como a Black Friday fica perto do Natal é uma boa ideia comprar logo os presentes e assim você evita a correria da véspera das festas e economiza dinheiro. Nada melhor do que ter os presentes guardados e assim tudo o que você precisa é esperar pela ceia.
Sim, é possível aproveitar a Black Friday!
Uma maneira interessante de aproveitar a Black Friday é comprar coisas que você normalmente compra sem desconto, mas que agora estão. Como por exemplo, cápsulas de café e produtos de limpeza. Aproveite para comprar barato!
Faça compras seguras
E antes de colocar os dados do seu cartão na internet, tenha cuidado com o tipo de site que está acessando. Ele realmente é seguro?
Duas dicas para comprar na Internet: confira se ao lado do endereço do site há um cadeado. Isto significa que suas informações permanecerão privadas e não há risco de vazamento de dados.
Outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br
Tome cuidado com os sites que só oferecem pagamentos por boleto. Neste caso é preferível pagar com cartão de crédito, pois você pode cancelar o pagamento se o produto não chegar.
Referências
canaltech.com.br/black-friday/black-friday-5-dicas-para-evitar-as-compras-online-por-impulso-202751/
bancopan.com.br/blog/publicacoes/black-friday-dicas-para-evitar-compras-por-impulso.htm
proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/5-dicas-para-evitar-compras-por-impulso-na-black-friday
carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/153797178/5-dicas-para-evitar-as-compras-por-impulso-na-black-friday
portaldobitcoin.uol.com.br/black-friday-5-estrategias-inteligentes-para-aproveitar-e-evitar-compras-por-impulso/
oglobo.globo.com/economia/como-economizar/black-friday-saiba-como-evitar-compras-por-impulso-1-24104800
anamaria.uol.com.br/noticias/dinheiro/black-friday-psicologa-da-10-dicas-para-evitar-as-compras-por-impulso.phtml
enotas.com.br/blog/economizar-na-black-friday/
uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/11/26/e-compulsao-ou-necessidade-dicas-para-comprar-na-black-friday.htm
neon.com.br/aprenda/economizar-dinheiro/black-friday/