Os oceanos são um componente vital do sistema climático da Terra. Eles absorvem grandes quantidades de calor da radiação solar, agindo como um regulador térmico para o planeta.
Com o aquecimento global, os oceanos passam a absorver mais calor, aumentando a temperatura das águas, o que tem diversos impactos. Alguns exemplos de impactos são o derretimento das calotas polares e a expansão térmica da água (com ou aumento da temperatura do oceano a água se expande).
Outro problema é a acidificação dos oceanos. Com a absorção do CO2 pelo oceano, é gerado o ácido carbônico, que diminui o pH das águas marinhas. A acidificação prejudica os organismos marinhos, especialmente aqueles com conchas de carbonato de cálcio, como corais e moluscos.
Muitos seres vivos que habitam os oceanos precisam de temperaturas estáveis e condições químicas específicas. Assim sendo, o aumento das temperaturas aquáticas prejudicam peixes, recifes de coral, plâncton e muitos outros.
Mais impactos do aumento da temperatura
Os corais são sensíveis às variações de temperatura e são afetados pelo aumento do calor nos oceanos. O branqueamento de corais ocorre quando os corais expulsam as algas simbióticas que lhes fornecem energia, resultando em um declínio na saúde dos recifes de coral.
Com o aumento das temperaturas muitos peixes estão migrando para regiões de água mais frias. Isso pode afetar a pesca das comunidades costeiras.
O aquecimento dos oceanos pode aumentar a intensidade dos furacões, tufões e ciclones tropicais, representando um risco maior para as comunidades costeiras.
Aquecimento Global e Acidificação dos Oceanos
O aquecimento das águas pode afetar a cadeia alimentar. O plâncton, que é a base da cadeia alimentar, é afetado negativamente pela acidificação, afetando todas as criaturas que dependem deles para se alimentar.
Os recifes de coral também são muito afetados pela acidificação. Os recifes encontram dificuldade de construir seus esqueletos de carbonato de cálcio, o que pode levar ao branqueamento e ao declínio dos corais.
Organismos marinhos que dependem de carbonato de cálcio para construir suas conchas e esqueletos são particularmente vulneráveis à acidificação. Isso inclui muitos tipos de plâncton, moluscos, corais e certas espécies de fitoplâncton e zooplâncton. À medida que a acidificação aumenta, a formação dessas estruturas se torna mais difícil e mais lenta, enfraquecendo esses organismos.
A acidificação dos oceanos pode afetar os hábitos reprodutivos de muitas espécies.
Aumento do Nível do Mar
À medida que os oceanos se aquecem, a água tende a expandir. Isso provoca aumento do nível do mar.
O aumento das temperaturas globais derrete as calotas polares de gelo, como na Antártida e na Groenlândia. Isso também causa aumento do nível do mar.
O aumento do nível do mar pode levar à intrusão de água salgada nos aquíferos costeiros, tornando a água doce imprópria para consumo e agricultura.
Ilhas e regiões costeiras podem desaparecer dentro de alguns anos.
Eventos Climáticos Extremos e Oceanos
O aquecimento dos oceanos contribui para a formação de ciclones. A água do mar quente é o combustível por trás desses sistemas climáticos extremos. Quanto mais quente a água, maior a quantidade de calor disponível para alimentar a evaporação e a convecção, que são os motores dos ciclones.
Estudos apontam que a frequência desses eventos climáticos só tende a aumentar em muitas regiões.
Pesquisa Científica e Monitoramento
O monitoramento da temperatura dos oceanos é importante para identificar áreas mais vulneráveis a impactos. Também é possível monitorar o aumento do nível do mar.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!