Neste texto você verá com detalhes as diferenças entre dois tipos de economia distintos. Um é a economia linear, que não valoriza o reaproveitamento dos produtos, apenas a produção. Por outro lado, há a economia circular, que vem ganhando espaço recentemente por se preocupar com o meio ambiente, valorizando todas as etapas da produção dos produtos, desde extração de matéria prima consciente até a reciclagem dos produtos.
O que é economia linear?
Basicamente a economia linear é baseada na extração de recursos, produção de bens e descarte de rejeitos. Infelizmente, é um modelo que ainda predomina na nossa economia, porém tem se mostrado insustentável.
Alguns dos impactos são a enorme produção de lixo e esgotamento dos recursos finitos do meio ambiente. Ou seja, o planeta não é capaz de sustentar esse modelo, pois a extração dos recursos é mais rápida do que a reposição pela natureza. Outro fator que põe em risco esse modelo econômico é o aumento da população mundial nos próximos anos, o que implicaria mais extração de recursos.
A economia linear precisa ser substituída!
Ciclo dos produtos
De acordo com este modelo, todos os produtos têm um ciclo linear, que é iniciado com a extração das matérias primas, o processamento e transformação em produtos, a sua distribuição e venda, a sua utilização e por fim o seu descarte como resíduos.
Sobre o descarte
O que proporciona um alto nível de descarte de bens é o fato da maioria dos produtos serem frágeis, pouco duráveis, e feitos “para quebrar”, ou seja, são produzidos dentro dos padrões da obsolescência programada.
Quando descartados ao invés de reciclados a matéria prima também perde seu valor, já que não pode ser reaproveitada.
Degradação dos ecossistemas
Oceanos e rios sofrem diversas consequências com a quantidade de resíduos liberados em suas áreas. Além de afetar animais, muitas águas consumidas pelos humanos são infectadas.
Emissão de gases poluentes
Com a enorme produção de lixo, muitos produtos liberam gases de efeito estufa durante a sua decomposição, contribuindo para a intensificação do aquecimento global.
Extração de matéria-prima
Em 2020 cerca de 82 bilhões de toneladas de matéria-prima entraram para a economia.
Como surgiu?
A economia linear surgiu a partir da revolução industrial e não evoluiu desde então.Naquela época, o objetivo era o crescimento industrial. Diante da escassez de informações e tecnologias para monitorar impactos ambientais, não era possível avaliar as consequências desse modelo, portanto a economia girava sem qualquer tipo de reposição, o que foi determinante para o crescimento da produção de lixo.
O que é economia circular?
A economia circular se baseia no ciclo de reaproveitamento dos produtos, seja por meio da reciclagem ou então da reutilização. Ao contrário da economia linear, a geração de resíduos aqui é mínima. Além disso, a extração de matéria-prima e a utilização de energia é reduzida.
A economia circular funciona de forma parecida com a natureza. Restos de alimentos e de frutas consumidos, ao se decomporem, servem de adubo para as plantas, que irão gerar novos frutos, que serão alimentos para os animais.
A economia circular não menospreza o desenvolvimento econômico, mas sim, em conciliação com a preservação da natureza e reduzindo impactos ambientais. Com isso, a economia circular tem potencial para reverter danos ambientais como o aquecimento global e a poluição, por exemplo.
Com a exigência da população por empresas mais sustentáveis, muitas delas usam a sustentabilidade em seus discursos para conquistar clientes.
A economia circular é um movimento que vem sendo construído dinamicamente nas últimas décadas por diversos atores e setores da sociedade, entre fundações, governos, empresas e organizações da sociedade civil de todo o mundo.
Pilares da economia circular
Alguns dos principais conceitos da economia circular são:
Utilizar matéria-prima obtida de forma sustentável;
Aumentar a durabilidade e reparabilidade dos produtos;
Aumentar a reciclabilidade dos produtos, substituindo ou reduzindo os materiais não recicláveis;
Reduzir o teor de substâncias perigosas que podem vir a contaminar o meio ambiente caso descartadas de forma errada;
Evitar e reduzir o lixo
Logística reversa
A logística reversa é um conceito típico da economia circular. Empresas que produzem eletrônicos, por exemplo, são obrigadas por lei a implementar programas para receber eletrônicos usados e reciclar ou reutilizar algumas peças ou por inteiro. Assim há menos desperdício de matéria-prima e evita a extração em grande quantidade, além de gerar menos lixo.
Produtos feitos com materiais recicláveis
Na economia circular, os produtos são feitos pensando na reciclagem, portanto os materiais de fabricação devem ser reciclados. Desse modo, componentes e materiais continuam circulando e contribuindo para a economia.
O destino final de um material ou produto deixa de ser apenas uma questão de gerenciamento de resíduos, mas parte do processo de design de produtos e sistemas que já pensam em próximos usos desde a sua concepção.
Quem são os responsáveis?
O funcionamento desse sistema, no entanto, não depende apenas das empresas, mas de todos os envolvidos no ciclo de vida de um produto, que precisam entender seu papel nesse novo modelo. O consumo deve ser desacelerado e consciente. Vivemos em um mundo com relações de produção e comércio globalizadas, por isso há necessidade de disseminar o conceito de economia circular mundialmente.
No Brasil, o órgão que regulamenta as leis de reciclagem é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta visa garantir a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a operação reversa e o acordo setorial.
Referências
carinhoecogreen.com.br/economia-circular-linear-um-jeito-de-produzir-realmente-sustentavel/
bulbeenergia.com.br/economia-linear-blog/
beecircular.org/post/economia-linear
mundoisopor.com.br/sustentabilidade/economia-linear-nao-mais-viavel
ecycle.com.br/economia-circular/
You there, this is really good post here. Thanks for taking the time to post such valuable information.
OKBet