Um terço do lixo doméstico é composto por embalagens.
Muitas delas possuem vida útil curta e demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Boa parte delas são feitas de plástico, e esse é um dos materiais de maior impacto no meio ambiente. Porém o Brasil recicla apenas 1,2% das embalagens de plástico.
Além do problema da decomposição no meio ambiente, as embalagens necessitam de consumo de água e energia para serem produzidas. Umas das grandes vilãs do meio ambiente são as embalagens de plástico. Elas são feitas com esse material devido ao baixo custo de produção e a alta durabilidade.
Muitas embalagens de plástico acabam indo parar no oceano, e muitas aves e animais marinhos confundem o material com alimentos, ingerem-os e acabam morrendo.
Devido a ação das ondas, vento e sol, essas embalagens são fragmentadas em pequenos pedaços que são chamados de microplásticos. Esse material contamina os peixes e inclusive os humanos que se alimentam deles.
Na hora de comprar um produto, é preferível comprar os que vêm embalados em papel, pois demoram menos tempo para se decompor quando comparados ao vidro e ao plástico. Em média, o papel demora de 3 a 6 meses para se decompor. Mesmo assim, as embalagens de papel implicam em desmatamento.
Portanto, o ideal é procurar por informações nas embalagens que possam informar se elas são retornáveis, biodegradáveis ou então feitas a partir de materiais reciclados. Comprar a granel também é uma atitude sustentável. Muitos produtos vêm com embalagens excessivas e desnecessárias, portanto recuse estes também.
Caso acabe consumindo algum tipo de embalagem, o mais adequado é destinar à reciclagem.
Materiais como aço, vidro e alumínio podem ser reciclados diversas vezes sem perder qualidade.
Você também pode praticar o upcycle, que consiste na transformação das embalagens em um novo produto com uma nova função. Por exemplo, ao invés de jogar um pote de vidro de requeijão no lixo, use-o como um copo para beber água. Use garrafas PET como vasos para plantas.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!