O setor do transporte tem um desafio significativo nos dias atuais: a redução das emissões de CO2 pelos veículos. O transporte é uma das principais fontes de emissão deste gás, causando degradação do meio ambiente e contribuindo para as mudanças climáticas.
O transporte sustentável visa diminuir a pegada de carbono. O conceito de transporte sustentável vai além de trocar carros a combustão por alternativas limpas, envolve também planejamento urbano inteligente e incentivos para a adoção de práticas de deslocamento sustentáveis, por exemplo.
Alternativas de Transporte Limpo
Os veículos elétricos , movidos por baterias recarregáveis, não emitem poluentes e podem operar com energia proveniente de fontes renováveis.
Os veículos híbridos combinam motores a combustão interna com motores elétricos, aproveitando a eficiência dos motores elétricos em baixas velocidades e a conveniência dos motores a combustão para longas distâncias.
Os transportes públicos emitem menos gases poluentes do que os veículos particulares.
As caminhadas e uso de bicicletas devem ser amplamente incentivados. Fazem bem para a saúde humana, reduzem os congestionamentos e não poluem o ar.
A carona compartilhada também é interessante pois reduz o número de carros nas ruas e as emissões de CO2.
Os veículos movidos a hidrogênio emitem apenas água como subproduto. No entanto, a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda é um desafio.
Desafios do Transporte Convencional
Além do agravamento do efeito estufa, os veículos convencionais contribuem para a má qualidade do ar e, consequentemente, problemas de saúde.
O excesso de carros nas ruas contribui para o congestionamento e maior emissão de CO2, uma vez que o tempo da viagem aumenta.
O ruído causado pelo tráfego de veículos impacta a qualidade de vida da população.
Infraestrutura para Transporte Sustentável
É necessário investir em um sistema de transporte público eficiente. Isso inclui redes de ônibus, metrôs, bondes e trens de alta velocidade, que oferecem opções acessíveis e convenientes para os cidadãos.
A construção de ciclovias bem planejadas é um estímulo ao uso das bicicletas.
O transporte por carros elétricos deve ser incentivado, mas para isso é necessário investir em redes de carregamento, ou seja, possibilitar o recarregamento dos veículos em locais públicos, estacionamentos e residências.
Para incentivar o uso do transporte público, cabe ao governo estabelecer faixas exclusivas para assim agilizar o deslocamento.
Políticas de Incentivo ao Transporte Sustentável
Oferecer incentivos financeiros, como descontos fiscais na compra de veículos elétricos, subsídios para sistemas de compartilhamento de bicicletas e apoio para infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, pode estimular a transição para opções de transporte mais sustentáveis.
Implementar pedágios urbanos pode desencorajar o uso de veículos particulares.
A expansão de rotas, melhoria da frequência e qualidade dos serviços, torna o transporte coletivo uma opção melhor.
O governo também pode criar áreas específicas para o tráfego de carros que não emitem poluentes. Ainda sobre esse tipo de veículo, podem ser estabelecidos estacionamentos gratuitos ou com descontos exclusivos para estes veículos.
Empresas e Transporte Sustentável
As empresas podem incentivar seus funcionários a adotarem o transporte compartilhado, como caronas e compartilhamento de bicicletas.
Algumas empresas oferecem subsídios ou benefícios para os funcionários que utilizam o transporte público.
As empresas também podem estimular o uso de bicicletas por meio da criação de locais para estacionar bem como chuveiros para a higienização após o transporte.
As empresas também podem permitir o trabalho remoto de casa, para assim reduzir a necessidade de transportes.
Conscientização e Educação Pública
Organizações governamentais, ambientais e sem fins lucrativos podem lançar campanhas educativas para frisar os benefícios do transporte sustentável e os impactos negativos do transporte poluente.
Também devem ser buscados apoio com escolas para conscientizar crianças e adolescentes a respeito do tema.
A utilização de plataformas de mídia social para compartilhar informações, dicas e histórias de sucesso relacionadas ao transporte sustentável é interessante.