Trata-se da energia gerada a partir da força das águas.
A água é um recurso renovável, e além disso, a geração de gases de efeito estufa pelas hidrelétricas é bem baixa.
Primeiro, a água é armazenada em um reservatório, depois, pela ação gravitacional ela acaba movimentando as pás que movimentam as turbinas e assim transformam a energia cinética em energia elétrica. É uma energia limpa pois a água é um recurso renovável. Apesar da construção das usinas ser cara, sua durabilidade é alta, e após serem pagos os custos, a energia hidrelétrica é uma forma barata de produção de eletricidade (o preço não sai caro para os consumidores finais).
A energia hidrelétrica é a mais empregada no Brasil (constituindo 61,9% da matriz nacional em 2023) e a terceira no mundo. No nosso país, ela é muito utilizada devido a presença de rios volumosos que se encontram em terrenos planálticos, e os desníveis do relevo favorecem a movimentação das águas, além do fato das chuvas serem constantes e bem distribuídas. Essas características são muito comuns no Sul e Sudeste brasileiros, onde estão localizadas a maioria das usinas hidrelétricas.
O Brasil possui no total 219 usinas hidrelétricas que geram 109,6 GW de energia.
A energia hidrelétrica é uma das mais eficientes, ou seja, possui uma das menores taxas de dissipação de energia. Ela possui uma eficiência de 65% enquanto que a eólica, que é a segunda mais eficiente, possui uma eficiência de 35%. Ou seja, as hidrelétricas possuem alta capacidade de geração de energia e assim é possível sustentar o consumo de indústrias, comércios e residências.
A segunda maior usina hidrelétrica do mundo é a Usina de Itaipu, que fica localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. A maior fica na China, é a Três Gargantas.
O Brasil também possui outras duas grandes usinas, que são as de Belo Monte e Tucuruí. A construção de uma usina é um empreendimento de grande porte, gerando investimentos e movimentando a economia local, afinal são necessários trabalhadores, materiais de construção e serviços de engenharia.
A energia hidrelétrica também apresenta algumas desvantagens.
É muito comum o alagamento de áreas (que força o deslocamento de comunidades) e a destruição de habitats (que leva a extinção de alguns animais).
Em períodos de seca, a produção de energia é afetada e encarece o preço para os consumidores finais. Mas de uma forma geral a energia hidrelétrica é a que menos depende de condições naturais variáveis, como a solar necessita de radiação solar e a eólica de ventos constantes.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!