As sacolinhas plásticas são muito consumidas nos supermercados, mas muitas pessoas não têm noção do impacto ambiental que elas causam e as consomem de forma desenfreada. No Brasil, aproximadamente 1,5 milhões de sacolas plásticas são comercializadas por hora.
Ou seja, cada brasileiro consome em média 800 sacolas plásticas por ano.
Neste texto você verá qual é o problema do consumo e esperamos que da próxima vez que for ao supermercado possa dizer “não” às sacolinhas quando estiver no caixa.
Muitas dessas sacolas são descartadas inadequadamente e acabam parando em rios e oceanos, devido a ação da água e dos ventos. Nos oceanos, por exemplo, as tartarugas confundem as sacolas com medusas e acabam ingerindo-as. Com isso, as tartarugas acabam morrendo. Estima-se que por ano, 100 mil animais marinhos morrem devido a ingestão de plástico.
Quando param em lixões e aterros sanitários, além de demorarem até 400 anos para se decompor, as sacolas liberam gás metano durante a sua decomposição.
O gás metano é altamente poluente e possui efeito estufa, ou seja, retém calor e intensifica o aquecimento global. A decomposição nos lixões é ainda mais difícil do que na natureza, pois o local é úmido, tem pouca incidência de luz solar e há pouco oxigênio. O que acaba acontecendo é que nos lixões o plástico não se degrada totalmente e dá origem aos microplásticos, que são pedaços bem pequenos que de disperçam na natureza e contaminam o organismo humano.
As sacolas plásticas também são uma das principais causas do entupimento de bueiros nas cidades, o que contribui para as enchentes.
Outro ponto negativo é que as sacolas plásticas são fabricadas a partir do petróleo, que é um recurso natural não renovável.
Além disso, para fabricá-las são gastas grandes quantidades de água e energia, e emitidos gases de efeito estufa. As sacolas plásticas são muito utilizadas em supermercados, por exemplo, pois são leves, resistentes e de baixo custo de aquisição.
Uma ótima solução para as sacolas plásticas são as ecobags. Elas são feitas de materiais sustentáveis e geralmente podem suportar até 15 quilos! Isso equivale a mesma capacidade de 8 sacolas plásticas. Muitas ecobags possuem estampas e estilos estilosos! O melhor é que são feitas de algodão, linho ou PET reciclado. Também podem ser usadas diversas vezes. O uso de ecobags é uma ótima forma de educar as crianças a respeito das questões ambientais.
Se você usa o carro para fazer compras, outra alternativa são as caixas de papelão! Muitas delas podem ser obtidas nos próprios supermercados. Em muitos outros estabelecimentos já são fornecidas sacolas de papel e realmente são mais sustentáveis. Também é possível encontrar em alguns lugares sacolas de plástico biodegradáveis, cujos materiais são o PLA (ácido polilático) ou amido de milho.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!