Fala galera, hoje estou aqui para compartilhar uma situação muito (muito mesmo!) angustiante que vem ocorrendo no Ciclo. São as *benditas* sacolas plásticas! Ué, como assim? As pessoas que fecham o Ciclo não recebem uma sacola compostável, que obviamente é direcionada para a compostagem assim como os resíduos orgânicos? Pois é, recebem sim, porém há um tempo muita gente vêm utilizando sacolas convencionais para os resíduos excedentes, e temos um descarte significativo de sacolas plásticas. E isso é realmente preocupante. E você sabe o porquê disso? Por que nos preocupamos com essa situação? Vou te explicar neste artigo!
As sacolas plásticas, muito utilizadas em supermercados e lojas em geral (infelizmente!), levam de 100 a 400 anos para se decompor, e destiná-las a compostagem não é um destino bacana, já que ela não é feita para tal. A solução viável é não utilizar sacolas e sim pedir um balde extra – se você produz resíduos demais e que não caibam no baldinho – ou solicitar uma sacolinha extra (entre em contato conosco). ☺
E isso não é um problema relacionado à compostagem, a utilização deste material em nosso cotidiano é devastador para a natureza e o meio ambiente. Quantas vezes você já leu sobre a poluição dos oceanos? Das praias? E aquele lixinho que você encontra jogado nas ruas ou em algum lugar que você pensa “Caramba, como podem sujar tanto um lugar assim? Cadê a educação?” Sim. Pensamentos que norteiam a nossa consciência, porém, em grande parte somos incoerentes. Desafio a você passar uma semana sem utilizar sacolas plásticas em sua residência. Será que consegue? É difícil mas não impossível! Há maneiras sustentáveis de substituir o uso de sacolas plásticas e ajudar de forma significativa o meio ambiente. Sim, você pode!!! Comece agora, o primeiro passo já é um boa ação. Nossa transformação de hábitos começa dentro de casa. Imagina, como foi a sua experiência de começar a separar os resíduos no baldinho do Ciclo? Acredito que isso virou um hábito não só seu e sim da família inteira. Evitar o uso de sacolas é a mesma coisa! É um hábito, e isso é algo que podemos inserir em nossas vidas!
Ah, tem uma amiga, Karin, que tem um blog super bacana chamado “Por favor menos lixo” e ela exemplifica muito bem isso em seu artigo chamado “Abaixo a ditadura das sacolas plásticas” e, segundo ela, há um passo a passo anti-sacolas bem simples – saiba mais no blog dela – Clique aqui – que é o seguinte:
- Recusar! recuse todas as sacolas de plástico que são oferecidas.
- Ecobags! tenha sempre uma ecobag com você e outras para as compras em casa.
- Uma lixeira basta! retire todas as lixeiras da sua casa, deixando somente uma de recicláveis na cozinha.
- Tenha uma composteira ou serviço de compostagem (e nós do Ciclo sabemos bem como fazer isso! Risos.)
- Abra a cabeça e repita o mantra “eu não preciso de sacolas”.
E ai, você topa esse desafio de ficar uma semana sem sacolas plásticas? Compartilhe com a gente a sua experiência! E lá vamos nós, sem sacolas plásticas no baldinho, somente as sacolas compostáveis. Qualquer dúvida, conte com a gente! ♥
Eu não uso sacolas plásticas, uso uma caixa de sorvete como lixinho de pia e outra para congelar restos cozidos ou ossos. Durante a pandemia, ainvasão dos saquinhos plásticos tem sido absurda! Eu imploro ao mercado para não embalar nada em plástico, mas ainda não entenderam…e o pior é que lmbro que sacolas plásticas foram banidas por decreto aqui no Rio! O que aconteceu? Será que ainda não está vigorando? na prática, não!!