0
(0)

Fala galera, hoje estou aqui para compartilhar uma situação muito (muito mesmo!) angustiante que vem ocorrendo no Ciclo. São as *benditas* sacolas plásticas! Ué, como assim? As pessoas que fecham o Ciclo não recebem uma sacola compostável, que obviamente é direcionada para a compostagem assim como os resíduos orgânicos? Pois é, recebem sim, porém há um tempo muita gente vêm utilizando sacolas convencionais para os resíduos excedentes, e temos um descarte significativo de sacolas plásticas. E isso é realmente preocupante. E você sabe o porquê disso? Por que nos preocupamos com essa situação? Vou te explicar neste artigo!

As sacolas plásticas, muito utilizadas em supermercados e lojas em geral (infelizmente!), levam de 100 a 400 anos para se decompor, e destiná-las a compostagem não é um destino bacana, já que ela não é feita para tal. A solução viável é não utilizar sacolas e sim pedir um balde extra – se você produz resíduos demais e que não caibam no baldinho – ou solicitar uma sacolinha extra (entre em contato conosco).

E isso não é um problema relacionado à compostagem, a utilização deste material em nosso cotidiano é devastador para a natureza e o meio ambiente. Quantas vezes você já leu sobre a poluição dos oceanos? Das praias? E aquele lixinho que você encontra jogado nas ruas ou em algum lugar que você pensa “Caramba, como podem sujar tanto um lugar assim? Cadê a educação?” Sim. Pensamentos que norteiam a nossa consciência, porém, em grande parte somos incoerentes. Desafio a você passar uma semana sem utilizar sacolas plásticas em sua residência. Será que consegue? É difícil mas não impossível! Há maneiras sustentáveis de substituir o uso de sacolas plásticas e ajudar de forma significativa o meio ambiente. Sim, você pode!!! Comece agora, o primeiro passo já é um boa ação. Nossa transformação de hábitos começa dentro de casa. Imagina, como foi a sua experiência de começar a separar os resíduos no baldinho do Ciclo? Acredito que isso virou um hábito não só seu e sim da família inteira. Evitar o uso de sacolas é a mesma coisa! É um hábito, e isso é algo que podemos inserir em nossas vidas!

Ah, tem uma amiga, Karin, que tem um blog super bacana chamado “Por favor menos lixo” e ela exemplifica muito bem isso em seu artigo chamado “Abaixo a ditadura das sacolas plásticas” e, segundo ela, há um passo a passo anti-sacolas bem simples – saiba mais no blog dela – Clique aqui – que é o seguinte:

  1. Recusar! recuse todas as sacolas de plástico que são oferecidas.
  2. Ecobags! tenha sempre uma ecobag com você e outras para as compras em casa.
  3. Uma lixeira basta! retire todas as lixeiras da sua casa, deixando somente uma de recicláveis na cozinha.
  4. Tenha uma composteira ou serviço de compostagem (e nós do Ciclo sabemos bem como fazer isso! Risos.)
  5. Abra a cabeça e repita o mantra “eu não preciso de sacolas”.

E ai, você topa esse desafio de ficar uma semana sem sacolas plásticas? Compartilhe com a gente a sua experiência! E lá vamos nós, sem sacolas plásticas no baldinho, somente as sacolas compostáveis. Qualquer dúvida, conte com a gente! ♥

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.