0
(0)

Você provavelmente está mais familiarizado com as consequências das mudanças climáticas para o meio ambiente. O que pode ser novidade são as consequências para a saúde humana. Neste texto você verá algumas como a proliferação de doenças causadas por mosquitos, doenças geradas por poluição do ar, ansiedade climática e consequências das ondas de calor.

O maior volume de chuvas e o aumento de temperatura e umidade contribuem para a proliferação de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya e zika.

O aumento das chuvas gera mais pontos de água parada, local ideal para a proliferação dos mosquitos. Dessa forma, regiões mais frias, como a Europa, à medida que se aquece pode apresentar mais casos dessas doenças, o que era pouco comum até então.

O aumento dos incêndios florestais piora a qualidade do ar e pode gerar doenças respiratórias.

Alguns especialistas também afirmam que as partículas podem desencadear até mesmo câncer. Crianças e idosos são os mais afetados. No Brasil, acontecem 80 mil mortes por ano relacionadas à poluição do ar. A Califórnia, por exemplo, também é um local que vem sofrendo muito com os incêndios desde 2020, pondo em risco a sua população. Os incêndios afetam não apenas a região onde ocorrem, mas também outras a 2 mil quilômetros de distância. No Brasil, a maior parte dos incêndios ocorrem na Amazônia e no Cerrado. Cidades como Manaus, no Amazonas, já apresentam poluição do ar. Pessoas com asma, por exemplo, podem ter a situação agravada.

As chuvas e tempestades podem ter sérias consequências na vida das pessoas, como a perda de moradias. Isso também pode desencadear transtornos mentais como ansiedade e depressão. Esse problema vem crescendo tanto que já possui até nome: eco-ansiedade. O problema é mais comum entre pessoas que moram em áreas de risco de deslizamento de terra e enchentes. Um estudo constatou que 56% das pessoas pensam nos problemas climáticos pelo menos uma vez por semana.

Os jovens são os mais afetados pela ansiedade climática, pois possuem um longo futuro pela frente e este pode estar ameaçado pelas mudanças climáticas.

O quadro de eco-ansiedade na população pode ser comparado aos mesmos níveis de ansiedade que ocorreram durante a Covid-19.

As ondas de calor também impactam a saúde. Muitas pessoas são obrigadas a trabalhar em climas extremamente quentes e podem ter quadros de grave desidratação. Uma das principais consequências para a saúde é a perda de água e sais minerais pelo suor. É muito comum que a desidratação propicie doenças renais.

As altas temperaturas também podem desencadear doenças cardiovasculares.

Estudiosos estimam que se a média de temperatura global aumentar 2 graus até 2050 o número de mortes pelas ondas de calor pode aumentar 370%.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.