O avanço da tecnologia tem permitido práticas sustentáveis para mitigar os efeitos negativos da ação humana no meio ambiente, ou seja, a tecnologia é uma grande aliada no combate a esses desafios.
Alguns exemplos de como a tecnologia pode auxiliar a sustentabilidade são o controle da poluição, a proteção de ecossistemas marinhos, a agricultura sustentável e as cidades inteligentes.
Energias renováveis
Vamos a alguns exemplos:
Energia solar: é um dos destaques quando o assunto é energia renovável. Recentemente, o uso de painéis cada vez mais eficientes e a redução do custo de instalação tem impulsionado este tipo de energia.
Energia eólica: o avanço da tecnologia em turbinas eólicas têm tornado essa energia cada vez mais usada em diversos países.
O investimento em pesquisa e inovação é fundamental para o progresso das energias renováveis, tornando-as cada vez mais acessíveis.
Smart cities
A tecnologia é aplicada em diversos aspectos das Smart Cities, incluindo a gestão de energia, mobilidade urbana, monitoramento ambiental, eficiência energética em edifícios, sistemas de transporte inteligentes e até mesmo a coleta e gerenciamento de resíduos.
Monitoramento ambiental remoto
O monitoramento via satélite, permite que cientistas e autoridades monitorem os espaços, podendo identificar desmatamento, mudanças no uso do solo, qualidade da água, biodiversidade, poluição e até mesmo eventos climáticos extremos, como incêndios florestais e furacões. Os sensores instalados em satélites orbitais coletam dados aéreos e imagens de alta resolução, que são transmitidos para a Terra, tornando possível a intervenção nas áreas mais necessitadas.
O monitoramento ambiental remoto é importante para a proteção de áreas sensíveis, como florestas tropicais, recifes de coral, regiões polares e zonas costeiras. Esses ecossistemas são de grande importância e podem sofrer com desmatamento, poluição e mudanças climáticas.
Inteligência artificial na gestão ambiental
A IA é uma área da ciência da computação que se dedica a criar algoritmos e sistemas capazes de aprender, raciocinar e tomar decisões com base em dados.
É uma forma mais eficiente de proteger os ecossistemas, pois é muito mais eficaz do que a análise de dados detectados manualmente. Isso só beneficia a tomada de decisões.
Por exemplo, a IA auxilia na prevenção de incêndios, uma vez que são geradas imagens de satélite em tempo real.
A IA também é eficiente em processos industriais e práticas agrícolas. Ela ajuda no controle do uso de recursos naturais e energia pelas indústrias, e no caso da agricultura, pode ajudar na redução do uso de insumos químicos e aumentar a produtividade.
Com a evolução da inteligência artificial, novas aplicações continuam surgindo.
Big data na análise de dados ambientais
O Big Data se refere ao processamento e análise de grandes volumes de dados, que seriam pouco viáveis de serem tratados pelos métodos tradicionais.
O Big Data processa informações complexas e em tempo real sobre o clima, qualidade do ar, níveis de poluição, níveis de água, biodiversidade e outros aspectos.
Assim tem-se uma compreensão profunda e detalhada sobre as condições ambientais, o que permite a tomada de decisões mais embasadas.
Com uma abordagem adequada, é possível usar o big data para adoção de medidas políticas sustentáveis.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!