A importância do manejo adequado
Ao realizar o uso eficiente da água, o agricultor usa apenas a quantidade necessária de água, evitando desperdícios. Isso faz bem para os agricultores e para o meio ambiente.
A irrigação é importante para suprir as necessidades das plantas, principalmente em épocas de estiagem. Com uma irrigação adequada, é possível cultivar vegetais saudáveis, garantindo melhores colheitas.
Uma boa irrigação garante que as plantas absorvam a quantidade ideal de água para crescerem. É preciso evitar que ocorra evaporação excessiva bem como muita infiltração de água nos solos.
É necessário prevenir o acúmulo de água no solo bem como a erosão. O acúmulo de água, gerado por uma irrigação inadequada, pode reduzir a disponibilidade de oxigênio para as plantas e sufocar as raízes. A erosão é outro problema que se deve ter cuidado, uma vez que leva embora os nutrientes, afetando negativamente a estrutura do solo.
O manejo da irrigação deve ser ajustado de acordo com as condições climáticas, considerando fatores como temperatura, umidade relativa e vento.
Necessidades hídricas das plantas
Durante o estágio inicial de germinação e crescimento das mudas, as plantas precisam de mais água para estabelecer suas raízes. À medida que as plantas crescem e se desenvolvem, as necessidades hídricas podem diminuir.
Plantas com diferentes características têm necessidades hídricas distintas. Por exemplo, plantas nativas de climas áridos, como cactos e suculentas, são mais resistentes à falta de água e requerem menos irrigação em comparação com plantas tropicais ou de folhas largas.
As condições climáticas, como temperatura, umidade relativa, ventos e radiação solar, afetam a quantidade de evaporação e a transpiração das plantas. Em dias quentes e secos, as plantas perdem mais água, o que aumenta a necessidade de regas.
As características do solo também influenciam na necessidade de regas. Solos argilosos tendem a reter mais água enquanto que os arenosos retém menos água
A época do ano também é outro fator importante. Nas épocas de floração as plantas requerem mais água, enquanto que em períodos de dormência a necessidade é menor.
As plantas dão alguns sinais quando estão precisando de água. Alguns deles podem ser perda de coloração ou murchamento de folhas.
Eficiência do uso da água
O uso de tecnologias avançadas para realizar a irrigação pode ajudar muito na redução do desperdício. Sistemas de irrigação como gotejamento, micro aspersão e irrigação por aspersão oferecem controle preciso sobre a quantidade de água aplicada, minimizando perdas por evaporação e lixiviação. Também existem sensores de umidade do solo, que podem informar quando é necessário as regas.
Também é interessante realizar um cronograma de irrigação, estabelecendo os momentos em que é necessária. Basta analisar as fases de crescimento das plantas bem como as condições climáticas.
O uso de cobertura morta ou palha no solo ajuda a reter a umidade, reduzindo a evaporação e melhorando a eficiência do uso da água.
Benefícios da irrigação
A irrigação é importante em áreas onde a disponibilidade natural de água não é suficiente para o crescimento adequado das plantas. Assim, evita-se grandes perdas devido ao clima e regime de chuvas. Isso também resulta em maior produtividade agrícola. Ou seja, é possível cultivar alimentos mais nutritivos e saborosos a partir de uma irrigação adequada, garantindo a segurança alimentar da população local.
Os sistemas de irrigação podem empregar muitas pessoas. Os empregados trabalham nos sistemas de implantação e manutenção da irrigação.
Tecnologias avançadas
Gotejamento: trata-se de uma tecnologia que aplica gotas d’água diretamente sobre a base das plantas. Essa tecnologia proporciona uma aplicação precisa e controlada da água, reduzindo as perdas por evaporação e lixiviação.
Também existem sensores de umidade do solo, que informam em tempo real as plantas que necessitam de água e a quantidade necessária. Alguns sistemas de irrigação são equipados com sensores climáticos que monitoram as condições meteorológicas, como temperatura, umidade e radiação solar.
Conhece a irrigação subterrânea? Esse sistema consiste em conduzir a água através de tubos enterrados diretamente no solo, próximo às raízes das plantas. Além de evitar perdas por evaporação, esse método reduz a exposição da água ao vento e ao sol, mantendo-a disponível para as plantas por mais tempo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!