Já pensou em plantar uma árvore? Afinal, elas são essenciais para o meio ambiente e o equilíbrio do planeta. Que tal plantar árvores em uma área desmatada, ou então participar de algum projeto de reflorestamento? Nesse texto você verá bons motivos para se engajar nessas ações!
Absorção de CO2.
Por meio da fotossíntese as árvores retiram o CO2 da atmosfera e produzem oxigênio.
Dessa forma são essenciais para a mitigação do aquecimento global, uma vez que o CO2 é um dos principais gases de efeito estufa. É por isso que as florestas são chamadas de “sumidouras de carbono”. É importante evitar o desmatamento, pois isso faz com que o CO2 volte para a atmosfera.
Controlam regime de chuvas. As árvores realizam um fenômeno chamado evapotranspiração, que é basicamente o fato delas transpirarem e liberarem vapor d’água na atmosfera. Esse vapor dá origem às massas úmidas, que geram as chuvas.
Boa parte das chuvas que costumam ocorrer no sudeste do Brasil, por exemplo, é originada pela evapotranspiração das árvores da Amazônia.
Está aí mais um motivo para não desmatarmos a Amazônia!
Redução das temperaturas. Isso é muito importante para as áreas urbanas, pois a maior parte da superfície é asfaltada, o que contribui para a retenção do calor. As árvores atuam amenizando as temperaturas. Elas podem proporcionar sombras onde as pessoas podem se refrescar nos dias mais quentes. Além dos benefícios climáticos, as árvores também acabam embelezando as cidades.
Melhoram a qualidade do ar. As árvores absorvem gases poluentes como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e material particulado.
Dessa forma, as árvores melhoram a qualidade do ar para a população e assim evitam o surgimento de doenças respiratórias.
Ou seja, mais um benefício para plantar árvores nos espaços urbanos.
Conservam a biodiversidade. As árvores fornecem abrigo e alimento para os animais. Muitos animais constroem seus ninhos nas cavidades das árvores. Aves e mamíferos se alimentam a partir de frutos produzidos pelas árvores. É importante conservar as espécies de árvores nativas pois elas evoluíram juntamente com as espécies animais. Introduzir espécies exóticas pode desequilibrar o ecossistema.
Fornecem matéria-prima para os humanos. É possível obter madeira, celulose (para fabricar papel) e frutos (como o cacau) por meio das árvores.
Prevenção de erosões. Em áreas suscetíveis a erosão e deslizamento de terra, as raízes das árvores ajudam a dar firmeza ao solo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!