5
(1)

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, das 250 milhões de toneladas de lixo produzidas diariamente no Brasil, entre 50% e 60% são de lixo orgânico. Sendo assim, estamos falando da maior parte de rejeitos produzidos por residências, indústrias e comércios.

Exemplos de lixo orgânico

Restos de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes, ossos);
Sacos de café e de chá;
Cascas de ovos e sementes;
Folhas, caule, madeira;

O problema

A decomposição do lixo orgânico na natureza emite gás metano, um gás que intensifica o efeito estufa. Porém, este gás é matéria prima para a produção do biogás nas Usinas Termoelétricas, sendo uma boa alternativa de fonte renovável.

Este tipo de lixo atrai animais que são vetores de doenças.

Por fim, o lixo orgânico nos lixões gera chorume, um líquido que contamina solos e lençóis freáticos. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, os lixões impactam na qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros.

Soluções

Compostagem

A compostagem é a maneira mais sustentável de fazer a reciclagem do lixo orgânico. A vantagem da compostagem é que é plenamente possível realizá-la em casa, até mesmo em apartamento.

O objetivo é a produção de adubo para as plantas.

A compostagem caseira normalmente é feita com minhocas, ou seja, estes animais se alimentam dos resíduos e produzem o húmus como resultado.

Já a compostagem industrial é feita a partir de micro-organismos, que também se alimentam do lixo e produzem o adubo como resultado do processo de digestão.

Vidros, plásticos, metais e pedras, por exemplo, não são utilizados na compostagem.

Apenas 2% de todo o lixo orgânico gerado no Brasil é compostado. A maior parte vai parar em aterros e lixões.

Biogás

O biogás é a energia produzida pelo gás liberado na decomposição do lixo orgânico. É um processo fermentativo parecido com a compostagem, mas totalmente anaeróbio (sem presença de oxigênio) e tem como subprodutos o biogás e o biofertilizante, que podem ser aproveitados.

Trata-se de uma fonte de energia renovável, uma vez que o lixo dos aterros e lixões nunca acaba. Assim evita-se a produção de gás metano e gás carbônico na natureza.

Outra vantagem, é reduzir o volume dos lixões ou aterros sanitários, despoluindo o ar e reduzindo doenças!

Referências

todamateria.com.br/lixo-organico/

ecycle.com.br/lixo-organico/

escolakids.uol.com.br/ciencias/lixo-organico.htm

usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/biogas-e-mais-uma-alternativa-para-reaproveitar-o-lixo-organico

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.