Se você um dia visitar o Polo Norte, vai encontrar ursos polares, mas nunca pingüins. Essas aves habitam a extremidade sul da Terra.
A andorinha-do-mar, outra espécie típica do lugar, faz todos os anos a migração mais longa do mundo. Durante o inverno, a ave deixa o Ártico e voa 35 mil quilômetros para chegar ao Polo Sul.
No verão, as temperaturas chegam a 0 graus. No inverno, – 35 graus.
O polo norte não é o local mais frio do mundo, mas sim o polo sul, onde as temperaturas chegam a -60 graus.
Apesar das condições ambientais quase desumanas, há tribos que vivem no Polo Norte. Os inuítes, por exemplo, habitam porções do Alaska e do norte do Canadá.
Já que os seres humanos não habitam o local, nenhum fuso horário foi atribuído. Ou seja, se você viajar para lá, vai poder escolher qualquer fuso para guiar o seu relógio!
Não existe terra no local, apenas uma camada de 3 metros de gelo. Abaixo disto está o oceano ártico, com 4 mil metros de profundidade.
O sol nasce e se põe apenas uma vez por ano. São 6 meses de completa escuridão e 6 meses de dia claro.
Embora ainda existam muitos animais e plantas na região do Ártico, o polo em si é praticamente inabitado. A maior parte da fauna é composta por crustáceos.
Desde 2003 acontece uma maratona nas condições extremas do Polo Norte. São 42 quilômetros em meio ao gelo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Será que algum brasileiro já fez esta maratona?