A biomassa é o conjunto de resíduos vegetais e animais que são usados para a produção de energia.
Diversos tipos de resíduos podem ser usados como biomassa, alguns exemplos são: bagaço de cana, palha de milho, café, lascas, gorduras e estrume de animais.
Diferentemente dos combustíveis fósseis, a biomassa é uma fonte de energia renovável. Assim, resíduos agrícolas, industriais e urbanos têm um destino mais sustentável do que o descarte em aterros e lixões.
Como funciona? A queima dos resíduos orgânicos gera vapor que movimenta turbinas e assim gera energia. As principais formas de produção são combustão, pirólise e gasificação. A combustão é o método mais comum, que envolve a presença do oxigênio. A pirólise não usa o oxigênio, e assim a decomposição acontece mais rápido. Já a gasificação tem como resultado um gás chamado gás de síntese.
Além de produzir energia, a biomassa pode dar origem aos biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel.
Uma vantagem é o fato de ser uma forma de produção de energia muito barata. Além disso, há grande disponibilidade de material na natureza.
Geralmente a biomassa é produzida regionalmente, o que proporciona independência energética dessas regiões, geração de receita e criação de empregos.
Muitas regiões pobres fazem uso da biomassa. O maquinário usado para a produção da energia também é fabricado no próprio Brasil.
Apesar da maior parte da energia no Brasil vir das hidrelétricas, a biomassa vem crescendo nos últimos anos.
Atualmente, a biomassa corresponde a 9% da matriz energética brasileira.
No mundo, a China é a líder no movimento. O Brasil ocupa a segunda posição. Os principais materiais usados no nosso país como biomassa são o bagaço da cana-de-açúcar e a madeira.
Em algumas usinas de produção de energia por carvão mineral, este material está sendo combinado com a biomassa para tornar a produção mais sustentável e eficiente.
O uso da biomassa como fonte de energia acontece desde os povos ancestrais. Porém, com as novas tecnologias essa atividade tem sido impulsionada e aperfeiçoada.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!