É muito comum que as pessoas descartem o óleo de cozinha usado diretamente no ralo da pia ou então juntamente com o lixo orgânico.
Mas você sabia que essa prática é inadequada e possui diversos impactos ambientais?
Quando acabam parando nos oceanos, prejudicam a vida dos fitoplânctons. Esses organismos dependem da luz solar para realizarem a fotossíntese e assim produzir oxigênio. Mas o que acontece é que o óleo de cozinha é menos denso do que a água e se acumula na superfície, impedindo a penetração de luz solar. De acordo com a Sabesp, 1 litro de óleo de cozinha contamina 20 mil litros de água.
O óleo de cozinha também libera gás metano durante o seu processo de decomposição, que é um gás com alto efeito estufa, o que intensifica o aquecimento global.
Está aí mais um bom motivo para reciclar este item.
Um problema muito comum do descarte em ralos de pia e vasos sanitários é o entupimento da encanação. Para desentupí-los é necessário fazer o uso de produtos químicos poluentes, além da pessoa ter que arcar com custos econômicos.
Quando o esgoto contaminado pelo óleo chega às estações de tratamento, ele é tratado e separado da água. Porém, essa separação acontece apenas com 68% do esgoto, e o restante acaba parando nos cursos d’água. Outra barreira é o alto custo para separar o óleo.
A boa notícia é que a reciclagem de óleo de cozinha é totalmente possível de ser realizada!
Algumas empresas e ONG ‘s recebem o óleo de cozinha usado para realizarem a reciclagem. Se a sua questão é o óleo usado em casa, basta esperar ele esfriar e armazenar em uma garrafa PET. Depois é só levar até os pontos de coleta dessas instituições. Mas se o seu caso é o óleo de cozinha usado em maiores quantidades, como em restaurantes, algumas instituições fornecem bombonas, que são baldes grandes que podem armazenar o produto. Por fim, é só agendar a coleta.
Mas no que o óleo de cozinha pode ser transformado por meio da reciclagem? Alguns produtos comuns são o biodiesel e o sabão.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!