As ondas de calor são caracterizadas por um período em que as temperaturas ficam acima do esperado, geralmente podem durar alguns dias ou até semanas ( ocorrem quando a temperatura fica 5 graus mais quente do que o estimado). A causa desses eventos é o aquecimento global, ou seja, devido a retenção excessiva de gases de efeito estufa na atmosfera o planeta está ficando mais quente.
As ondas de calor possuem diversas consequências negativas, afetando o meio ambiente, a economia e a sociedade.
Como por exemplo, afeta a saúde da população, reduz o rendimento da agropecuária, favorece a ocorrência de incêndios, afeta animais e plantas, sobrecarrega os sistemas de energia elétrica, etc.
As regiões mais afetadas são os centros urbanos, devido a existência de pisos de concreto (que absorvem muito calor) e edifícios (que atrapalham a circulação do ar). São as chamadas “ilhas de calor”. As prefeituras podem se encarregar de plantar árvores e preservar as áreas verdes, pois elas acabam reduzindo as temperaturas. A cada década que passa, esse fenômeno se torna mais frequente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até a década de 90, as ondas de calor ocorriam durante 7 dias por ano. Os dados mais recentes calculam que o fenômeno ocorre durante 50 dias por ano.
Em 2024 o Brasil vivenciou ondas de calor todos os meses do ano.
As ondas de calor têm consequências para a saúde da população, afetando principalmente pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios. A consequência mais comum é a desidratação. A saúde mental também é afetada, ou seja, as pessoas podem apresentar irritabilidade, ansiedade, etc.
Algumas regiões no planeta conhecidas pelas temperaturas frias estão passando por mudanças climáticas e vivenciando ondas de calor, como é o caso da Europa, por exemplo.
Nesse continente as temperaturas estão ultrapassando os 40 graus, e a população não está acostumada com o calor, portanto, acaba sendo pega desprevenida pois as casas não tem ar condicionado e as pessoas não têm roupas leves. A população europeia também é composta em grande parte por idosos.
Se você está passando por uma onda de calor, temos algumas dicas práticas. Beba muita água (mesmo sem sede), use roupas de cores claras (de preferência de algodão), evite muita cafeína e bebidas alcoólicas (pois podem aumentar a desidratação), planeje atividades ao ar livre no início da manhã ou final da tarde (pois as temperaturas são mais amenas) e se alimenta de alimentos leves, como frutas e saladas (pois são digeridas mais facilmente).
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!