0
(0)

Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar fungos, bactérias e insetos que possam vir a causar danos e doenças nas plantações.

Porém, os alimentos que foram cultivados com o uso dos agrotóxicos acabam ficando contaminados e causam doenças e mortes em humanos que se alimentam desses.

Além disso, os agrotóxicos também têm impactos negativos no meio ambiente. Outras nomenclaturas são herbicidas, pesticidas e fungicidas.

Mesmo com esses efeitos negativos, essas substâncias são usadas pois garantem altos níveis de produtividade. Estima-se que 40% da produção mundial de alimentos é perdida devido a incidência de pragas. Algumas pessoas afirmam que o uso em quantidades limitadas pode não ter consequências tão graves para o meio ambiente e a saúde.

O Brasil é um dos países que mais usa agrotóxicos no mundo. Muitas substâncias proibidas em todo o mundo são permitidas por aqui.

O país apresenta condições climáticas favoráveis ao surgimento de pragas, uma vez que possui clima tropical, ou seja, nos países com períodos de clima mais frio, o surgimento de pragas é interrompido. O estado de São Paulo é considerado o que mais faz uso das substâncias.

Os agrotóxicos são usados em maiores quantidades em monoculturas, ou seja, em plantações que cultivam apenas uma espécie vegetal, o que é uma condição muito favorável ao surgimento das pragas.

Os tipos de alimentos que mais utilizam agrotóxicos em seu cultivo são, respectivamente, soja, cana-de-açúcar, milho e algodão.

Ao consumir os alimentos contaminados, os seres humanos podem desenvolver uma grande variedade de doenças, como câncer, doenças respiratórias, distúrbios neurológicos. Alguns efeitos podem ser sentidos a curto prazo, outros a longo prazo. Para o meio ambiente, algumas consequências negativas são a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, o que acontece devido a ação das chuvas, que fazem as substâncias penetrarem no solo. Tendo em vista que muitas pessoas fazem o uso de águas subterrâneas para uso diário e ingestão, é muito comum a contaminação por meio da água.

Para evitar a contaminação, as pessoas devem dar preferência aos alimentos orgânicos, ou seja, aqueles que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos, mas sim, adubos orgânicos, por exemplo.

O desafio é que esses alimentos são mais caros. Nos últimos anos, os consumidores estão ficando mais conscientes a respeito da qualidade dos alimentos que consomem e estão cada vez mais optando pelos orgânicos. Isso pode vir a causar novas formas de produção de alimentos por parte dos agricultores. Os agricultores podem praticar a policultura, que é cultivo alternado de espécies e realizar o controle biológico de pragas, que consiste na inserção de predadores naturais de pragas.

Muitos trabalhadores que aplicam os agrotóxicos nas plantações também acabam ficando vulneráveis à contaminação. Ela costuma acontecer por inalação ou contato com a pele.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.