As ONGs desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, seja em um alcance regional ou global.
São organizações sem fins lucrativos, atuando de forma complementar ao governo e ao setor privado.
Essas organizações trabalham em diversas áreas, como conservação da biodiversidade, gestão sustentável de recursos naturais, educação ambiental, preservação de áreas protegidas, promoção de energias renováveis, combate à poluição, entre outras.
Conservação da biodiversidade
As ONGs trabalham em projetos de pesquisa, monitoramento e manejo para garantir a preservação dos ecossistemas. Elas também trabalham com a educação ambiental, ou seja, conscientizam diversos tipos de pessoas e comunidades a respeito da conservação ambiental.
A falta de recursos financeiros é um obstáculo para as ONGs. Assim sendo, é importante que haja uma colaboração entre ONGs e governos.
Educação e conscientização
As ONGs trabalham com a educação ambiental nas escolas. Crianças e jovens são envolvidos em palestras e atitudes práticas a respeito do meio ambiente. Os professores também são capacitados a educar os jovens.
As organizações trabalham em um âmbito governamental, buscando criar leis e políticas públicas relacionadas à sustentabilidade.
Também fazem o uso das redes sociais para compartilhar conhecimentos e incentivar as pessoas a serem mais sustentáveis.
Projetos de Reciclagem e Gestão de Resíduos
Em parceria com órgãos governamentais e empresas, as ONGs ajudam a implementar pontos de coleta seletiva, facilitando o descarte correto de materiais recicláveis.
Também influenciam e incentivam as cooperativas de catadores de lixo. Fazem isso por meio da capacitação e suporte técnico. Essas atitudes ajudam a gerar renda para esses trabalhadores.
Ainda sobre gestão de resíduos, as ONGs incentivam as pessoas a reduzirem a geração de resíduos por meio da compra de itens de qualidade, reutilização de produtos e redução do uso de descartáveis.
Também fazem parceria com empresas privadas para juntos desenvolverem sistemas de logística reversa, para coletar materiais e dar a destinação correta.
Energias Renováveis e ONGs
As ONGs se juntam aos governos para incentivar a população a adotar sistemas de energias renováveis. Isso é feito por meio de incentivos fiscais, leis de energias renováveis e outras formas de apoio.
A capacitação de profissionais e pessoas para adquirirem habilidades técnicas no setor da implementação e manutenção de sistemas de energias renováveis também é outro objetivo dessas organizações.
Defesa de Políticas Públicas
As ONGs influenciam a elaboração de políticas públicas em um âmbito nacional e internacional. Isso é feito por meio de uma colaboração com governos e órgãos reguladores.
Ao fornecer informações técnicas obtidas em estudos, isso pode ajudar na elaboração de medidas mais específicas e adequadas às questões ambientais.
Desafios
A falta de recursos financeiros é um dos principais obstáculos. Assim sendo, as ONGs buscam o apoio do governo, empresas e indivíduos.
Conscientizar a população a respeito da urgência da tomada de decisões sustentáveis é um desafio significativo. Dessa forma, as ONGs buscam propagar suas mensagens por meio de mídias sociais, eventos, campanhas de conscientização e engajamento com a comunidade e assim alcançar diferentes públicos.
As ONGs precisam de tecnologias e inovações para implementar algumas medidas sustentáveis. Dessa forma podem buscar parceria com empresas e instituições de pesquisa.
Muitas comunidades e grupos de pessoas enfrentam resistência à mudança de hábitos. As ONGs têm o papel de disseminar a cultura sustentável e buscar a aceitação dessas pessoas.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!