0
(0)

Quando falamos em consumo de água, logo vem à mente da maioria das pessoas as atividades cotidianas como tomar banho, escovar os dentes e lavar a casa. Essas atividades são o gasto direto de água, que corresponde apenas a 5% do total do consumo das pessoas. Os outros 95% referem-se ao consumo indireto, ou seja, para a produção da carne e das roupas, por exemplo, são gastas enormes quantidades de água.

Portanto, quando você come carne ou compra uma roupa, está gastando água.

O consumo residencial de água corresponde apenas a 10% do total. 20% é das indústrias e 70% da agropecuária.

Confira agora alguns números impactantes a respeito do consumo de água envolvido na produção de alguns alimentos: 1kg de arroz (2500 litros de água), 1 pizza marguerita (1250 litros de água), 1kg de carne de frango (4300 litros de água) e 1kg de carne bovina (15.500 litros de água). Os números da pegada hídrica da carne bovina são realmente surpreendentes. O que acontece é que os animais precisam de água para beber e para produzir a ração também é gasto muita água.

Mais números interessantes: se o agronegócio reduzisse 10% o seu consumo de água, seria possível abastecer duas vezes a população mundial!

 

Os brasileiros são considerados grandes consumidores de água. A média global por pessoa é 110 litros diários, enquanto que a dos brasileiros é 154 litros.

Na agricultura, podem ser instalados sistemas de gotejamento, que consiste em aplicar gotas diretamente na raiz das plantas, o que economiza muita água. Assim como no consumo residencial, na agricultura também é possível captar água da chuva. É comum que a água usada para irrigar acabe evaporando antes de ser aproveitada pelas plantas, dessa forma, é indicado irrigar pela manhã ou final da tarde, ou então usar telas de proteção para o sol. Algumas espécies de plantas necessitam de menos água, por isso é indicado pesquisar e apostar nelas, pois também reduz a necessidade de manutenção.

No caso das pessoas, é importante comprar roupas em brechós ou então trocar peças com amigos e familiares. Captar água da chuva é outra atitude interessante, basta instalar um sistema de captação.

Convenhamos, não há necessidade de um banho de 15 minutos! Bastam 5 minutos.

A máquina de lavar é um dos grandes consumidores dentro de casa, portanto, junte o máximo de roupas que conseguir e lave de uma vez. Além disso, a água residual da máquina contém apenas sabão, então pode ser usada para lavar pisos e regar plantas. Na hora de lavar o carro ou a calçada, use baldes e não a mangueira.

As indústrias podem economizar água de várias formas. Boa parte do desperdício ocorre em vazamentos em tubulações, por isso é necessário realizar vistorias frequentes.

É possível realizar limpeza de máquinas e equipamentos a seco, ou seja, sem usar água.

Por fim, é importante conscientizar todos os funcionários da indústria sobre a economia de água.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.