No Brasil, são geradas 240 mil toneladas de lixo por dia, e 45% dos resíduos são recicláveis. Porém, apenas cerca de 3% são reciclados.
Algumas cidades que mais se destacam nesse ramo são Belo Horizonte e Curitiba. Em outros países, como Alemanha, Áustria, Holanda e Bélgica a taxa de reciclagem chega a 50%. Um acordo realizado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos pretende aumentar a taxa de reciclagem no Brasil para 20% até o ano de 2040.
A reciclagem evita a extração de matéria-prima e recursos naturais. Muitos recursos naturais são finitos, ou seja, um dia irão acabar, como é o caso do petróleo, por exemplo. Você sabia que para fabricar uma calça jeans são gastos 10 mil litros d’água? Se a reciclagem não passar a ser mais praticada no mundo, daqui alguns anos a extração de recursos irá aumentar ainda mais, uma vez que a população mundial está aumentando, e mais pessoas no mundo significa maior necessidade deles. A redução da extração de recursos naturais também preserva a biodiversidade e os ecossistemas.
Outro benefício é a redução da geração de lixo. Os aterros e lixões estão lotados de itens que demoram séculos para se decompor, que emitem gases poluentes em seu processo de decomposição e que dão origem ao chorume, um líquido escuro viscoso altamente tóxico que contamina o solo e lençóis freáticos. Milhares de pessoas vivem como catadores em lixões, se expondo a substâncias tóxicas. Os lixões também costumam ficar próximos a comunidades carentes, e essas áreas são facilmente afetadas pela poluição.
Para reciclar um produto é gasto menos energia do que para fabricar um novo.
Isso é muito importante tendo em vista que a produção de energia a partir do carvão mineral, que é uma das formas mais empregadas atualmente, são emitidas grandes quantidades de gases de efeito estufa.
As cooperativas de reciclagem empregam milhares de pessoas em todo o mundo e também existem muitos catadores que vivem dessa prática. As empresas que produzem objetos a partir da reciclagem acabam obtendo economia financeira, uma vez que é mais barato reciclar do que produzir a partir de matérias-primas virgens. Em muitas regiões, o governo oferece subsídios e descontos em impostos para empresas que praticam a reciclagem.
Os consumidores também estão cada vez mais cientes das empresas que praticam a reciclagem e dão preferência a elas, portanto essa é uma forma de conquistar mais clientes e se diferenciar da concorrência.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!