Em 2023 as temperaturas dos oceanos bateram recordes.
Especialistas afirmam ser devido, em parte, ao fenômeno do El Niño e ao aquecimento global. E de uma forma geral, estudos vêm descobrindo que a temperatura média do oceano está 0,9 graus mais quente do que no período pré-industrial, e 0,6 graus mais quente só nos últimos 40 anos. Só de 2022 para 2023, o aumento foi de 0,25 graus.
As águas mais quentes geram diversas consequências negativas, como aumento do nível do mar, acidificação das águas, tempestades mais severas e frequentes e ameaça a vida marinha. Neste texto você verá com detalhes a respeito desses fenômenos.
O aumento do nível do mar é uma das consequências mais conhecidas do aquecimento dos oceanos. Basicamente acontecem dois fenômenos: quando a água é aquecida ela se expande, e o derretimento das calotas polares transforma a água de estado sólido para líquido, aumentando o volume dos oceanos. Muitas cidades costeiras estão ameaçadas no futuro e isso provavelmente acarretará na saída das pessoas para outras regiões, e assim pode ocorrer desemprego, fome e pobreza.
Desde 1993, o oceano subiu 10 centímetros.
As tempestades também estão cada vez mais frequentes e severas. O que acontece é que a superfície mais quente do oceano faz com que mais água seja evaporada, além disso, a atmosfera mais quente consegue reter mais umidade, por isso os níveis de precipitação são maiores. As correntes oceânicas possuem papel decisivo na regulação do clima do planeta.
A maior parte dos animais marinhos vivem na parte superior do oceano, e é justamente essa região que está sendo mais aquecida.
Muitos peixes são obrigados a migrar para regiões mais frias e outros acabam entrando em extinção (isso pode prejudicar comunidades humanas que dependem da pesca).
À medida que os oceanos absorvem o CO2, a água se torna mais ácida. Os corais são uns dos organismos mais afetados pela acidificação das águas. Eles possuem diversos papéis no ecossistema, como o de barrar as correntes marinhas, que causam erosão e transporte de sedimentos, além disso, cerca de 25% dos seres vivos marinhos dependem dos corais para a sobrevivência. Muitos organismos planctônicos também dependem de um certo equilíbrio de acidez do oceano para formarem suas conchas e sobreviverem, e uma vez que são base da cadeia alimentar marítima, sua extinção pode causar um grande desequilíbrio nesse ecossistema.
Como já foi dito, a temperatura média dos oceanos aumentou 0,9 graus desde o período pré-industrial. Uma curiosidade é que a temperatura do ambiente terrestre aumentou 1,5 graus no mesmo período. Isso acontece pois é necessário muito mais energia para aquecer a terra do que a água.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!