0
(0)

No Brasil são gerados 80 milhões de toneladas de lixo por ano. O país é o quarto maior gerador de lixo do mundo.

Cada brasileiro produz em média 343 quilos de lixo por ano. Boa parte dessa quantidade total acaba parando em lixões a céu aberto, onde acaba gerando gases poluentes e chorume durante a decomposição. As embalagens de plástico constituem boa parte dessa quantidade de lixo nesses locais, e além de permanecerem lá por séculos ainda geram chorume (um líquido tóxico que contamina o solo e lençóis freáticos) e gases de efeito estufa.

O movimento Lixo Zero busca reduzir a geração de lixo ao máximo possível.

Basta mudar alguns hábitos, muitos deles são simples e baratos.

Neste texto, vamos focar em algumas dicas práticas, que são basicamente utensílios no dia a dia que são reutilizáveis e evitam a geração de lixo.

Os copos descartáveis são comuns em empresas e festas, mas podem levar até 400 anos para se decompor. A maioria deles não são reciclados. Para fabricar um copo descartável são gastos 3 litros de água, mas para lavar um copo reutilizável são gastos apenas 300ml de água. Outro problema é que quando são preenchidos com bebidas quentes podem soltar substâncias nocivas no líquido.

Cerca de 4% do lixo plástico no mundo é constituído por canudos de plástico. Nos Estados Unidos são usados 500 milhões de canudos por dia!

Os canudos de plástico costumam parar nos oceanos e os animais marinhos ingerem-os, confundindo com alimentos, e assim morrem sufocados.

Ao se desintegrarem, os canudos se transformam em microplástico, que acaba parando dentro do organismo humano. Em muitos locais, a comercialização de canudos de plástico já é proibida.

Use ecobags quando for ao supermercado. As sacolas plásticas são uns dos principais tipos de lixo encontrado em lixões e oceanos. Elas demoram séculos para se decompor. Em muitas cidades as sacolas plásticas já são proibidas nos supermercados, logo a ecobag se torna uma necessidade. Elas são estilosas e elegantes, muitas possuem estampas interessantes e quando as pessoas vêem você usando, acaba influenciando elas também. As ecobags também suportam mais peso do que as sacolinhas plásticas e são mais confortáveis de segurar.

Garrafas reutilizáveis de inox são uma boa opção para substituir as de plástico. Você sabia que são necessários 17 milhões de barris de petróleo todos os anos para suprir a demanda de fabricação de garrafas plásticas nos Estados Unidos? As garrafas de plástico, assim como os copinhos, também liberam substâncias nocivas na água, principalmente quando submetidas ao calor. Se você tem uma garrafa bacana para carregar para onde for, a tendência é que você se lembre mais de beber água, fortalecendo o hábito e ganhando mais saúde. As garrafas reutilizáveis geralmente são térmicas, o que significa que mantêm a água gelada.

Faça compras a granel! Se você não sabe, comprar a granel significa comprar produtos que não vêm embalados, e você compra por peso ou unidade. Geralmente as pessoas trazem sacos de pano e potes de vidro de casa.

As embalagens são uns dos principais itens encontrados em aterros e lixões, por isso é importante comprar a granel.

Além disso, as embalagens de plástico costumam liberar substâncias nocivas nos alimentos! Os tipos de alimentos mais vendidos dessa forma são grãos, cereais, frutas desidratadas e temperos. Ao escolher a quantidade exata que quer comprar, outro benefício é que o consumidor desperdiça menos alimentos. Pelo fato de não virem em embalagens, o preço também é mais barato.

As dicas não param por aí… Evite shampoos em embalagens plásticas. Já existem shampoos em barra que vêm embalados em papel. Use buchas vegetais ao invés das convencionais. As vegetais são biodegradáveis enquanto que as convencionais são fabricadas a partir do petróleo e demoram séculos para se decompor na natureza.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.