0
(0)

Se você quer se tornar uma pessoa mais sustentável, conhecer o conceito dos 3R ‘s é muito fácil e pode te dar uma boa direção nessa jornada. Basicamente, eles são formas de reduzirmos o consumo de matéria-prima e recursos naturais e evitarmos a produção de lixo, que são alguns dos principais impactos ambientais da humanidade.

Reduzir. É preciso reduzir o consumo de produtos e serviços, pois demandam matéria-prima e recursos naturais. Assim também evita-se a geração de resíduos. Ou seja, é preciso consumir de acordo com as reais necessidades do indivíduo, pois muitas pessoas compram por impulso. Sabe aquela calça nova que você viu na vitrine e ficou com vontade de comprar? Será que você realmente necessita dela? Você está ciente dos impactos ambientais daquela peça de roupa? Faça uma reflexão antes de comprar. Outra ideia simples para exemplificar é a redução do consumo de sacolas plásticas em mercados, para isso, basta levar a sua ecobag! Já pensou quantas sacolas você pode evitar? Outra ação importante é reduzir o desperdício, como o de alimentos, por exemplo. Muitas pessoas fazem compras excessivas no supermercado e acabam desperdiçando alimentos. Comprar produtos duráveis e de boa qualidade também é uma ótima forma de reduzir o consumismo.

Além de reduzir o consumismo de produtos, também deve-se reduzir o consumo de água, energia e combustíveis.

No caso do consumo de água, uma ideia interessante é usar a água residual da lavagem de roupa para lavar pisos ou regar as plantas.

Reutilizar. Aqui a ideia é basicamente estender a vida útil dos produtos, o que evita principalmente a geração de resíduos.

As pessoas descartam muitos produtos que poderiam ser usados para outras finalidades.

Vamos dar alguns exemplos: papéis impressos podem ser usados como folhas de rascunho, garrafas PET podem virar vasos para plantas e tampinhas de garrafa podem virar brinquedos para as crianças. A nova vida aos objetos utilizados possui até nome, é o upcycle. A Internet está cheia de ideias interessantes de upcycle, basta pesquisar a respeito do material que você queira dar uma nova utilidade. Outra forma de reutilizar os produtos é a doação, na qual outras pessoas podem fazer proveito de produtos sem utilidade para você. Igrejas, ONGs e instituições de caridade recebem diversos tipos de doações. Uma vez que as embalagens são uns dos principais itens encontrados em lixões e aterros, é interessante optar por embalagens retornáveis, como é o caso das compras a granel, na qual a pessoa leva potes de vidro e sacos de pano de casa, evitando as embalagens plásticas, por exemplo, que seriam descartadas após o consumo do produto.

Reciclar.

Quando um produto não pode ser reutilizado, o ideal é partir para a reciclagem.

Os produtos ao serem reciclados podem dar origem a outros novos produtos ou então ao mesmo produto, porém em uma versão nova. Por exemplo: garrafas de vidro podem virar novas garrafas enquanto o óleo de cozinha pode ser transformado em sabonete. Para que a reciclagem seja viabilizada é preciso descartar os resíduos na coleta seletiva e em pontos de coleta específicos (no caso de eletrônicos e óleo de cozinha, por exemplo). Ao menos, separe o lixo reciclável (plástico, vidro, papel e metal) do lixo orgânico (restos de alimentos). Outros tipos de materiais recicláveis, porém menos comuns, são roupas, madeira e baterias. Geralmente, para reciclar algum material são necessários custos de coleta e tecnologias avançadas para propriamente reciclar. A reciclagem também é importante do ponto de vista social, pois gera empregos para trabalhadores em cooperativas e catadores de rua. O Brasil é um dos países que mais recicla latinhas de alumínio. A fabricação de muitos tipos de produtos envolve a emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. A reciclagem é, portanto, uma forma de reduzir a pegada de carbono. Alguns materiais são 100% recicláveis, como por exemplo o vidro, que não perde qualidade durante o processo.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.