Geralmente nós, consumidores, temos uma noção do volume de lixo que geramos diariamente nas nossas casas; entretanto a indústria que nos oferece os produtos que consumimos também gera uma quantidade absurda de resíduos e perdas no seu processo produtivo.
Comprar menos é a primeira coisa que você pode fazer para gerar menos lixo na sua residência e na indústria também. Antes de comprar qualquer coisa, certifique-se de que realmente precisa daquele produto e se o mesmo seria essencial a você naquele momento.
No entanto, ainda há compras que precisamos fazer. Então, ao adquirir algo, realmente pense em seu ciclo de vida completo. Pense de onde veio e para onde vai quando terminar a vida útil do produto.
Existe a oferta deste produto em segunda mão? Privilegie produtos fabricados localmente. O produtor se preocupa com o meio ambiente? O produto aceita reparos?
Vivemos em um mundo cheio de anúncios que nos dizem que não somos suficientes. Eles vem nos induzir de que a nossa felicidade estará associada à posse de diversos produtos.
A pressão pelo consumo é muito tentadora!
Uma das melhores maneiras de encontrar a satisfação pessoal é praticando a gratidão! As coisas não te definem. Eles não te dão valor. Em vez de comprar coisas para fazer você parecer melhor ou mais legal, tente passar um tempo valorizando tudo aquilo que você tem e as coisas simples da vida, como por exemplo: o contato com a natureza, uma alimentação saudável e o mais natural possível!
E por falar em alimentação saudável e natural, não se esqueça de destinar corretamente os seus resíduos orgânicos: cascas de frutas, verduras e legumes. Isso mesmo, estamos falando da compostagem, um processo natural que transforma restos de alimentos em adubo para dar mais vida às suas plantas.
Para praticar a compostagem você pode optar por uma composteira doméstica (minhocário) ou então contratar o serviço de coleta domiciliar do Ciclo Orgânico! Trata-se de um serviço de coleta domiciliar muito bacana, que funciona assim: pagando uma mensalidade você recebe um baldinho para separar seus resíduos orgânicos. Periodicamente, a empresa passa de bicicleta na sua casa para coletar. O destino do seu lixo é a compostagem, que transforma tudo em adubo. No final do mês você recebe um saco de adubo como recompensa! O mais legal é evitar que seus resíduos vão parar nos lixões!