Ao contrário da reciclagem, que baseia-se na criação de um novo ciclo para um produto que chegou ao fim de sua vida útil, o upcycle valoriza o próprio ciclo do produto.
Ou seja, o upcycle faz o uso do produto já existente, sem precisar passar por nenhum processo industrial para modificá-lo. A única diferença que acontece é que o produto passa a ter um diferente uso em relação a sua função original. A nova qualidade pode ser maior ou igual a anterior. Por isso o nome upcycle, ou seja, reciclagem para cima, uma vez que a nova função do produto geralmente é superior à antiga.
Exemplos de upcycle: quando uma calça jeans velha é transformada em uma bolsa, quando uma garrafa pet é transformada em um porta-lápis, quando um caixote de feira é transformado em um banco, etc. Confira agora alguns exemplos de upcycle!
O upcycle vem ganhando muitos adeptos. Um dos motivos é o baixo ou ausente custo para transformar um produto em um com uma nova função. Basta apenas pesquisar alguns tutoriais na internet e deixar a criatividade aflorar.
Assim como a reciclagem, o upcycle tem o benefício de evitar que seja produzido lixo e que este vá para aterros e lixões.
A reciclagem também possui diversas qualidades. Evita a extração de matéria-prima e há queda na geração de lixo.O único ponto em que perde para o upcycle é quando um produto passa pelo processo de reciclagem, perdendo valor e se transformando em um produto de segunda mão. A reciclagem também pode fazer o uso de produtos químicos, o que não acontece no upcycle. A reciclagem também pode ser cara, o que pode dificultá-la.
Um bom exemplo de reciclagem é o que ocorre com as latinhas de alumínio, que podem ser 100% recicladas inúmeras vezes. Isso reduz a mineração da bauxita, economiza 95% de energia e derruba em 95% a emissão de gases do efeito estufa em relação à produção da matéria-prima original. Assim como o upcycle, a reciclagem também gera empregos e renda.
O upcycle pode ser solução para produtos de difícil reciclagem, como por exemplo o BOPP, um tipo de plástico encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, barras de cereais, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, batata palha e muitos outros. Ele é utilizado por ser leve, fácil de imprimir e laminar. Devido à dificuldade de reciclagem desse material, o upcycling pode ser a melhor forma de reuso.
Além de ecologicamente correto, o upcycle é uma boa oportunidade de negócios. Várias indústrias já estão fazendo uso do conceito. Algumas marcas de roupas, como a Cavalera, já lançaram linhas de roupas e acessórios feitos com materiais de reuso (sacos de cimento, por exemplo) e alguns artesãos já fazem jóias com cápsulas de café usadas. Além disso, muitos designers vem dando novas funcionalidades para objetos e novas formas de enxergá-los. O upcycle está cada vez mais presente na moda, na decoração e em outras áreas. Muitas empresas já fazem seus produtos pensando em como podem ser reutilizados pelo upcycle.
Referências
pensamentoverde.com.br/reciclagem/entenda-a-diferenca-entre-o-upcycle-e-a-reciclagem/
resbrasil.com.br/upcycling-entenda-o-conceito-de-reaproveitamento-que-esta-na-moda/
embapel.com.br/reciclagem-e-upcycling-quais-as-diferencas/