Um dos principais benefícios do reflorestamento é a captura de CO2.
O que acontece é que por meio da fotossíntese, as árvores armazenam o gás em seus troncos, galhos, folhas e raízes. As florestas, juntamente com os oceanos, são os principais sumidouros de carbono do mundo.
O reflorestamento é importante para compensar o desmatamento, que geralmente é causado por urbanização, agropecuária e exploração de madeira. Assim é possível recuperar ecossistemas. O Brasil já perdeu 20% de suas florestas desde 1970 por conta do desmatamento, por isso o tema é muito relevante para os brasileiros.
O reflorestamento consiste basicamente em plantar árvores em regiões que não possuem mais capacidade de regeneração natural da vegetação nativa.
A atividade exige planejamento, como você verá mais adiante no texto. Mas, por exemplo, o reflorestamento pode ser feito por meio da inserção de mudas no ambiente ou por meio de sementes.
Além da captura de CO2, o reflorestamento possui mais benefícios importantes.
Evita erosão do solo, serve de habitat para animais, proporciona alimentos para as pessoas, protege recursos hídricos, recupera matas ciliares, etc.
No caso do reflorestamento em áreas urbanas, outros benefícios são redução das temperaturas, melhoria da qualidade do ar para a população, embelezamento das cidades e redução da poluição sonora. Em regiões de encosta, o reflorestamento pode prevenir a erosão e assim proteger as pessoas que moram lá.
A atividade vai além de apenas plantar árvores. Um bom projeto de reflorestamento também cria condições ideais para o crescimento das árvores, monitora o desenvolvimento das árvores e realiza manutenções constantes. Antes de plantar, é feito um estudo de campo que analisa as condições do solo e do clima. Geralmente são escolhidas espécies nativas, mas também podem ser plantadas espécies importadas que se adaptam bem às condições do local.
Ao redor do mundo, diversas medidas estão sendo tomadas para promover o reflorestamento. A União Europeia, por exemplo, está planejando plantar 3 bilhões de árvores no território europeu até 2030.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!