A pesca sustentável consiste em um conjunto de práticas que visam a preservação de recursos naturais e a manutenção da biodiversidade marinha. Ou seja, assim é possível obter alimentos por meio da pesca e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Isso é importante para que haja disponibilidade de peixes para as gerações futuras além de promover a presente segurança alimentar de muitas comunidades que dependem da pesca para obter alimento (3 bilhões de pessoas dependem da pesca para obter alimento).
A pesca predatória é justamente o contrário, e é muito comum em todo o planeta. Sua principal característica é a pesca de uma quantidade de peixes maior do que o ecossistema é capaz de repor. Isso causa um grande desequilíbrio no ecossistema marinho.
Uma técnica é o uso de iscas e anzóis de um tamanho adequado que não capture espécies indesejadas.
A definição de áreas de pesca pode ajudar a manter o equilíbrio ecológico. Ou seja, áreas de reprodução de peixes devem ser evitadas.
A pesca artesanal emprega 90% da indústria pesqueira global.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!