O termo monocultura refere-se ao cultivo de uma única espécie vegetal. Geralmente é realizada em grandes propriedades.
Neste texto você verá que a monocultura possui diversas consequências negativas para o meio ambiente.
Um exemplo muito comum de monocultura é o cultivo da soja. O Brasil inclusive é o segundo maior produtor do mundo de soja, o que significa que a monocultura é muito utilizada por aqui. A cana de açúcar, café e eucalipto também são comumente cultivados sob a forma de monocultura.
A monocultura é comumente associada a impactos ambientais.
Algumas das consequências negativas são o empobrecimento do solo, altas taxas de desmatamento, perda de biodiversidade, contaminação dos alimentos cultivados e cursos d’água por agrotóxicos, etc.
Uma das principais consequências da monocultura é a contaminação do solo e lençóis freáticos por agrotóxicos e fertilizantes químicos que são usados para controlar pragas e ervas.
Como a monocultura é praticada em grandes extensões de terra, é necessário desmatar grandes áreas para preparar o solo.
O desmatamento libera CO2 no ar e causa extinção de espécies, por exemplo.
Assim sendo, existem algumas alternativas à monocultura, para reduzir os impactos. A rotação de culturas, ou seja, a alternância do cultivo de culturas pode melhorar a qualidade do solo e reduzir a vulnerabilidade a pragas; a agricultura orgânica não usa defensivos químicos e a agrofloresta, que combina plantações com árvores nativas, preserva melhor o solo.
Muitos produtores optam pela monocultura devido a algumas facilidades.
O cultivo de uma única cultura necessita de menos esforços e conhecimentos do que a policultura, a produção acontece em menor tempo, os custos são reduzidos, é necessário menos mão de obra e é mais fácil controlar as pragas. Ou seja, basicamente o produtor ganha eficiência, maximiza rendimentos e agiliza os processos de produção.
Os produtos da monocultura geralmente são destinados à exportação.
No Brasil, a monocultura é praticada desde o período colonial. Os europeus criavam sistemas de latifúndios, usando mão de obra escrava e destinando os produtos à exportação.
O termo monocultura também pode se referir a criação de uma única espécie animal.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!