0
(0)

Assim como muitos outros alimentos, o problema não é o consumo em si, mas o excesso.

No Brasil, uma pessoa come em média 77 quilos de carne vermelha por ano. Muitas pessoas comem presunto no café da manhã e carne no almoço e jantar. A OMS recomenda o consumo máximo de 70 gramas de carne vermelha por dia, o equivalente a um bife pequeno.

A carne vermelha possui ácidos graxos saturados, que aumentam o colesterol LDL “ruim”. O aumento do colesterol pode desencadear problemas cardiovasculares.

Estudos também apontam que o alimento é capaz de desenvolver diversos tipos de câncer. Outra consequência negativa é o aumento da acidez do sangue, uma condição ideal para o desenvolvimento de diversas doenças.

Um estudo feito pela PucMed constatou que comer cinco pedaços de bacon por dia pode aumentar em 20% as chances de desenvolver câncer colorretal e 16% câncer de pulmão.

Para quem é fã daquele churrasco, os riscos são ainda maiores. Carnes grelhadas e fritas a altas temperaturas tendem a ser mais nocivas à saúde.

Apesar dos diversos malefícios, é importante mencionar os benefícios da carne vermelha. É uma rica fonte de vitamina B, ferro e zinco. Favorece o ganho de massa muscular e combate a anemia.

Além dos malefícios à saúde, a produção de carne vermelha é um dos grandes vilões do meio ambiente.

A maior parte do desmatamento no Brasil é voltado para a criação de áreas de pastagem de gado. Além disso, o gado emite gás metano durante seu processo de digestão.

Uma solução para os problemas que a carne vermelha faz à saúde é a adoção de uma dieta predominantemente vegetal. Existem diversas fontes de proteína vegetais, sem falar que são fontes de fibra e evitam doenças cardiovasculares e diabetes.

Existem as carnes que são mais saudáveis, as chamadas “carnes brancas”.

Outra solução é comer carne vermelha apenas alguns dias na semana, ao invés de todos os dias, como fazem muitas pessoas.

As carnes vendidas in natura nos açougues também são mais saudáveis do que as processadas. As processadas, como salame e salsicha, possuem elevado nível de sódio, conservantes e outros aditivos químicos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.