O papel higiênico está presente no cotidiano de muitas pessoas, mas o que elas podem não saber é que este produto tem diversos impactos ambientais.
Impactos ambientais
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, todos os dias são enviadas 270 mil árvores para os lixões na forma de papel de limpeza (guardanapos, papel toalha e papel higiênico). E 10% desse montante são papéis higiênicos.
O papel higiênico também é responsável por 15% do desmatamento.
Mais dois impactos ambientais importantes
Para realizar o processo de secagem, são usadas enormes quantidades de energia. E para o processo de embranquecimento é usado o cloro, que por fim acaba poluindo cursos d’água.
Vida animal e indígena
Para criar áreas de plantação de eucalipto é necessário deslocar populações indígenas e certas espécies de animais.
Monocultura
As plantações de eucalipto sob a forma de monocultura demandam quantidades exorbitantes de água, pesticidas e fertilizantes, causando impactos significativos ao meio ambiente.
Soluções práticas
Reduza o consumo. Tente usar o menos possível.
Evite o uso de papel higiênico embranquecido.
Use papel higiênico reciclado. Uma tonelada de papel reciclado economiza 3.700 quilos de madeira, 90.849 litros de água e usa 64% menos energia e 50% menos água na produção em comparação ao papel comum. Além disso, cria 74% menos poluição do ar, poupa 17 árvores e cria cinco vezes mais empregos do que uma tonelada de produtos de papel de celulose de madeira virgem. O papel higiênico reciclado pode ser feito a partir de caixas de papelão, leite e até lixo eletrônico.
Outros materiais sustentáveis
Bagaço da cana de açúcar
No processo da fabricação de cana-de-açúcar é gerado bagaço, um subproduto que de qualquer forma seria descartado. Dessa forma poderia originar papel higiênico com menos impactos. Infelizmente ainda é difícil encontrar marcas que fazem o uso do bagaço para produzir o material.
Bambu
O papel higiênico de bambu pode ser uma opção mais eco-friendly, amigável à pele, livre de substâncias tóxicas, naturalmente hipoalergênico, antifúngico e antibacteriano.
Água
De acordo com Bill Worrel, gerente da Autoridade de Gerenciamento de Resíduos Integrados do Condado de San Luis Obispo, na Califórnia, nos EUA, se o papel higiênico fosse substituído pela água na higienização, o consumo de produtos de papel poderia ser reduzido de 50% a 90%.
A produção de um único rolo de papel consome cerca de 140 litros de água e a maioria das pessoas gasta um rolo e meio por semana. Bidês consomem menos de meio litro por acionamento, o que significa que você precisa de pouco menos de 5 litros por semana para mantê-lo limpo.
Além disso, a água faz uma limpeza mais eficiente na região. O uso de papel pode causar fissuras anais, dermatites e infecções.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
ecycle.com.br/papel-higienico/
pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/o-papel-higienico-esta-literalmente-sujando-o-meio-ambiente/