Felizmente, tem como cultivar um belo jardim e ecologicamente correto.
Cultive espécies locais
Sementes e mudas de outros locais podem ser agressivas ao solo. Estas plantas ganham um perfil invasor. Quando elas se adaptam, costumam se multiplicar com muita rapidez e tomam espaço de outras plantas, reduzindo a biodiversidade.
Além disso, as plantas nativas consomem menos água e fertilizantes do que as plantas exóticas.
Faça herbicidas naturais
Herbicidas químicos possuem compostos que prejudicam o meio ambiente, e por isso devem ser evitados.
Para as pragas de insetos, você pode preparar um spray de alho. Você vai precisar de uma cabeça de alho, cravos-da-índia e dois copos de água. Bata tudo no liquidificador, deixe descansar por 1 dia e depois misture com 3 litros de água. Encha um borrifador com o inseticida natural e pronto.
Agora vamos a algumas receitas caseiras!
Herbicida com spray em vinagre
Misture 480 ml de vinagre branco ou de sidra com 30 a 45 ml de sumo de limão (o vinagre contém ácido acético, que mata ervas daninhas e outras plantas);
Adicione 30 ml de gin ou de álcool isopropílico;
Junte entre 7 a 14 ml de detergente líquido ou em pó;
Dilua a mistura em água – pode fazer uma solução mais ou menos concentrada, dependentemente do que pretender;
Coloque o herbicida num borrifador plástico – ajuste para “jato”, em vez de “spray”, para direcionar a solução com mais precisão.
Herbicidas naturais com sal
Dissolva 120 ml de sal em água morna ou quente e encha o borrifador.
Ou aplique o sal seco. Umedeça previamente as ervas daninhas e espalhe sobre elas uma boa quantidade de sal, molhando-as novamente com água.
Capte água da chuva
Posicione barris embaixo das calhas e assim armazene a água da chuva. Depois é só usar para regar as plantas.
Você sabia que a água da chuva é extremamente benéfica para o desenvolvimento das plantas? Já parou para observar como elas ficam esverdeadas após uma chuva? Isso se deve ao fato de que a água da chuva possui nitrogênio, uma substância essencial para as plantas.
Assim você também reduz a conta de água no final do mês.
Reaproveite materiais
Faça vasos a partir de latas de leite, garrafas pet e pneus, por exemplo. Assim você evita a destinação desses elementos para aterros e lixões. Além disso, o jardim ganha um ar especial. Você também pode pintá-los e estilizá-los ao seu gosto!
Faça compostagem
A compostagem é uma forma natural de produzir adubo orgânico a partir de restos de alimentos principalmente. Assim é possível enriquecer o solo a partir dos nutrientes do adubo.
O composto orgânico é grátis, o que é melhor do que ter que comprar adubos químicos.
Você pode adquirir uma composteira doméstica ou então contratar o nosso serviço de coleta domiciliar e compostagem.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
homeit.com.br/jardinagem-sustentavel-dicas-para-praticar/
schoje.news/2023/03/15/jardinagem-sustentavel-como-cultivar-um-jardim-bonito-e-ecologicamente-correto/
melhorcomsaude.com.br/jardim-sustentavel/