Você nem imagina. Supermercados são lugares cheios de estratégias para fazer com que você passe muito tempo e compre mais. Neste texto você verá algumas das principais artemanhas usadas por simples curiosidade.
Se você ainda não reparou, as padarias nos supermercados costumam ficar no fundo da loja. Assim, quando você entra para comprar apenas um pãozinho, é obrigado a percorrer os corredores e ficar exposto a outros produtos para que tenha mais chance de comprar-los. Os itens mais procurados, como leite, carne e suco são posicionados no fundo também, e de forma espalhada para que você circule mais pela loja. Outra curiosidade é que de tempos em tempos algumas lojas costumam mudar o local de alguns produtos para que você passe por seções diferentes a cada vez que volta lá.
É muito comum também que as frutas e vegetais fiquem no início das lojas, para que assim, você se sinta saudável comprando-os e depois, fique com a consciência mais leve para comprar outras besteiras.
85% das decisões de compra são feitas dentro da loja. Logo, quanto mais agradável for o ambiente e mais tempo você passar nele, mais consome. E por essa você não imaginava: sabia que nós circulamos melhor pelas lojas quando optamos pelo sentido anti-horário? Por isso muitos produtos chamativos são posicionados no lado direito.
Até o tamanho do carrinho! Quanto maior é, dá a impressão de que esta comprando poucas coisas. Ou seja, muitos supermercados optam por carrinhos grandes para que você tenda a comprar mais.
E as playlists do som ambiente? Será que são aleatórias? Certamente não. Quando o supermercado está vazio as músicas são lentas para que o consumidor fique mais tempo e gaste mais. Quando está cheio, as músicas são mais rápidas para acelerar as compras e descongestionar o local.
Agora sobre os preços, os itens mais caros ficam na altura dos olhos enquanto os mais baratos ficam no alto ou em baixo. Por isso, as marcas pagam mais caro para que seus produtos sejam expostos nesta posição mais favorável. Interessante também é que muitas vezes quando vemos um produto barato temos a sensação de que tudo no supermercado está barato! Logo os produtos de primeira necessidade costumam ser mais baratos para gerar essa sensação. Não podemos deixar de falar sobre as promoções… quando a cerveja está barata, a carne para o churrasco está mais cara para compensar!
O supermercado é pensado para as crianças também. Não é a toa que muitos produtos voltados para elas ficam posicionados nas partes baixas das prateleiras. Outra curiosidade é que estes produtos costumam ser muito coloridos e animados.
Para não se perder nada: os produtos que estão mais próximo da data de vencimento ficam na frente das prateleiras. E as bebidas geladas? Também estão mais próximas da validade. Se não for consumir na hora é melhor levar o que estiver quente.
Ah! Não podíamos deixar de falar sobre as odiadas filas do caixa. Você sabia que na Alemanha se a fila passar de 5 pessoas você toca um sino e um novo atendente abre um novo caixa?
Oi, Matheus! Sou cliente do Ciclo Orgânico há quase 2 anos e trabalho, dentre outras coisas (sou escritora, servidora num Centro de Pesquisas, ciclista / ativista…), com revisão de textos. Ofereço-me para revisar seus artigos gratuitamente. Eu ia compartilhar este, mas como tem alguns erros, acabei desistindo. Por favor, não me leve a mal. Apenas para nós que trabalhamos com escrita, pode ser “comprometedor” encontrar erros no texto, pois denotam principalmente falta de atenção ao digitar. Como eu diria, “fragmentação consciencial”, a famosa “falta de foco”.
Forte abraço.
Adorei. Alguns já sabia mas vocês acrescentaram outros bem importantes. Abraços
Adorei a matéria. Importante para mantermos o foco nas compras necessárias!