Você nem imagina quantas coisas pode fazer para criar uma festa de casamento sustentável. O melhor é que além de ser bom para o meio ambiente, você investe em um casamento único. As dicas vão desde a decoração até o vestido da noiva.
Vestido da noiva
O setor de vestuários é um dos grandes poluentes no mundo. Por isso, repense as roupas do casamento.
Procure pelos vestidos de tingimento natural e de seda orgânica, fibra de bambu e algodão orgânico. Ao invés de comprar, você pode alugar. Mas se quiser comprar, uma ideia boa são os brechós.Que tal usar o mesmo vestido que sua avó, mãe ou irmã usaram? O vestido deve representar o estilo da noiva e deixá-la confortável, sem necessariamente ser o vestido mais caro.
Esta mesma estratégia vale para o noivo, pajem, daminhas e padrinhos, contribuindo ainda mais com a proposta do casamento! Para os noivos o terno deve ser à base de linho, algodão ou tecidos que não são misturados com lã. Nos sapatos evite couro, camurça e seda!
Alianças sustentáveis
Você sabia que a extração do ouro causa um grande impacto ambiental nas águas dos rios, no solo e no ar, através da liberação de metais pesados como, por exemplo, o mercúrio? Uma opção que tem impactos menores seriam as alianças de prata.
Por isso aposte na reutilização! Cordões, anéis, pulseiras e brincos antigos, podem se transformar nas alianças dos sonhos, personalizadas de acordo com o gosto do casal!
Existem no mercado opções de alianças de material reciclado. Mas caso o casal queira as de ouro convencionais é interessante checar a origem e os processos de extração e produção da joalheria.
Buquês
Podem ser criados com folhas e galhos secos, misturados a flores silvestres ou da estação.
Sobre o convite
Ninguém vai guardar o seu convite para sempre, a não ser talvez sua mãe. Ou seja, evite os convites de papel.
O ideal é optar pelo convite virtual. Se você não quer gastar dinheiro com um designer, você pode usar os templates do Canva, é muito fácil fazer você mesmo e há chances do convite ficar profissional.
Você pode fazer um de papel semente, ou seja, quando você rasga ele e joga na terra, nascem plantas. Outra opção é o papel reciclado.
Você pode fazer convites de papel para familiares mais próximos e convites virtuais para pessoas mais distantes.
Lembrancinhas
A ideia é pensar em uma lembrancinha que não será jogada no lixo, mas que seja memorável e sustentável. Evite lembrancinhas de plástico. Existem diversas opções de lembrancinhas sustentáveis. Algumas sugestões são ecobags, canudos de bambu e vasinho de plantas suculentas, canudos inox, sabonetes, etc.
As lembrancinhas precisam estar de acordo não só com a temática do evento, mas também com a personalidade dos noivos.
Também engana-se quem pensa que uma lembrancinha sustentável sai caro para os donos da festa. Fazendo boas pesquisas na Internet é possível achar produtos ecológicos por preços acessíveis.
Decoração
Se for usar flores para decorar as mesas, opte por aquelas que podem ser levadas para a casa dos convidados e que possam ser plantadas por eles. Algumas opções são orquídeas e ervas.
Resíduos
É muito importante que sejam colocados contentores para lixo orgânico e lixo comum. O orgânico pode ir para a compostagem e o lixo comum pode ser coletado por uma cooperativa.
Evite o lixo
Ao invés de usar copos de plástico, você pode fornecer copos personalizados com o nome do casal e dar de brinde para os convidados. Ao invés de guardanapos de papel, opte pelos de pano.
Buffet vegetariano ou vegano
Opte por alimentos orgânicos produzidos por produtores locais. Sirva verduras e legumes da época.
Forminha de doces sustentáveis
É claro que o brigadeiro não pode faltar na festa, mas desde que a forminha seja de material reciclado. Ou então sirva diretamente em bandejas.
Iluminação
Case durante o dia! Além de poupar energia, as fotos ficam mais bonitas. Se você fizer a festa em um local aberto, pode usar a natureza como decoração e assim reduzir custos e poluição.
Se for casar a noite use lâmpadas de LED. Você também pode usar velas para dar um toque romântico e charmoso. Existem casas que vendem velas recicladas ou você pode fazer em casa, pois há vários tutoriais na Internet.
Chinelos
Ao invés dos tradicionais chinelos de borracha, você pode adquirir alguns feitos de material reciclado feitos por pequenos produtores locais, como por exemplo, feitos de pneu.
Festa e cerimônia no mesmo local
Este é o cenário ideal, pois assim os convidados deixam de emitir gases por meio do transporte de um local para o outro. Se o casamento for em uma igreja, tente fazer a festa não muito longe.
Sobre o bolo
O bolo pode ser feito no estilo naked cake com frutas da estação, que está super na moda e sai mais barato.
Maquiagem da noiva
É importante investigar se as marcas dos produtos de beleza não realizam testes em animais.
Casamento sustentável custa mais caro?
A resposta é não. O cálculo do casamento é feito pelo número de convidados, atrações, espaço, decoração e gastronomia.
Referências
zankyou.com.br/p/passo-a-passo-para-um-casamento-ecologico-perfeito-os-convidados-e-a-natureza-agradecem
projetonoivinha.com.br/como-fazer-um-casamento-sustentavel-dez-tendencias-para-seguir-no-seu-grande-dia/
verdesmarias.eco.br/microrrevolucao/casamento-sustentavel/
westwing.com.br/guiar/decoracao-de-casamento-sustentavel/
blog.wedy.com/como-tornar-seu-casamento-sustentavel-e-preservar-o-meio-ambiente/