Dentre os diversos tipos de resíduos gerados pelas pessoas, podemos citar o vidro. Neste texto você verá que trata-se de um material totalmente passível de ser reciclado.
Um dos melhores benefícios da reciclagem do vidro é que o produto final tem a mesma qualidade do anterior, ou seja, não há perdas de material.
Isso significa que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes!
Esse tipo de reciclagem é importante tendo em vista que o vidro pode permanecer no meio ambiente por até 5 mil anos (é um dos materiais com maior tempo de decomposição). Além disso, não podemos nos esquecer que o Brasil gera 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e apenas 2% é reciclado. Alguns tipos de resíduos de vidro que comumente são jogados fora são garrafas, copos, talheres, pedaços de janelas, potes de conserva, frascos de perfumes, etc.
Para fabricar o vidro a partir de matéria-prima virgem, é necessário um alto consumo de energia para gerar calor além de ser necessária a extração de areia, que é um dos principais componentes do vidro. Porém para extrair a areia é comum que haja erosões e assoreamento de rios.
Portanto, a reciclagem economiza energia e protege os ecossistemas aquáticos.
Os custos para fabricar o vidro reciclado também são menores, o que é interessante economicamente para as empresas. Em tempos de aquecimento global, também devemos lembrar que a fabricação do vidro virgem emite gases de efeito estufa. Estima-se que a cada 6 toneladas de vidro reciclado, é evitado 1 tonelada de CO2. Outro dado interessante é que para fabricar 1 kg de vidro são necessários 1,2 kg de matéria-prima virgem. Já na reciclagem, 1kg de vidro dá origem a 1kg de vidro reciclado.
Mas você sabe como acontece a reciclagem do vidro? Vamos explicar de forma resumida. A primeira etapa é a triagem, que consiste na separação dos resíduos de vidro de acordo com tipo e cor. O que acontece é que os diferentes tipos de vidro possuem diferentes temperaturas de fusão, por isso não podem ser misturados. Por exemplo, o vidro colorido é separado do transparente. Depois disso o vidro é triturado em pequenos pedaços. A última etapa, e a mais importante, é a fusão. O material é levado para fornos que atingem até 1300 graus e assim é derretido e transformado em um material maleável, que logo em seguida é moldado de acordo com a intenção final, que podem ser garrafas, copos, potes, etc.
É importante lembrar que o descarte de vidro não deve ser feito de qualquer maneira.
O ideal é depositar o material nas lixeiras de coleta seletiva, ou então pelo menos separar o vidro do lixo orgânico, para que não haja contaminação e a reciclagem seja impossibilitada.
A reciclagem do vidro emprega milhares de pessoas em todo o país que trabalham nas cooperativas de reciclagem. Essas pessoas são capacitadas e preparadas para a atividade. Muitos resíduos de vidro também chegam às cooperativas de reciclagem por meio dos catadores (muitos deles não usam materiais de proteção, como luvas, assim sendo, quando for descartar o vidro, tente sinalizar a presença dos materiais cortantes).
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!