A obesidade pode levar a complicações como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, representando boa parte das causas de mortes no mundo.
Você sabia que a obesidade pode ocasionar doenças respiratórias? A gordura presente na região do pescoço pode estreitar as vias aéreas e prejudicar a respiração.
Na agitação do mundo contemporâneo, muitas pessoas acabam fazendo escolhas alimentares inadequadas. Porém, é preciso fazer um esforço para evitar alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar, como os fast foods.
Opte por alimentos minimamente processados e orgânicos, como frutas, vegetais e grãos (você pode encontrá-los em feiras e sacolões, por exemplo).
Alimentos ricos em fibras podem aumentar a saciedade e assim reduzir a ingestão calórica.
Controle o tamanho das porções e coma devagar, mastigando bem e saboreando a comida.
O estresse é um fator que pode levar a fome emocional, que é quando comemos para aliviar tensões e não por fome de verdade. Algumas formas de combater o estresse são a meditação , yoga ou praticar esportes. Não há problema em beliscar comida de vez enquanto, o problema é quando isto se torna um hábito. Se perceber que está comendo emocionalmente, procure ajuda de um psicólogo.
Beber muita água ao longo do dia pode ajudar a controlar o apetite. A água não contém calorias.
Muitos especialistas acreditam que a água pode aumentar o metabolismo, e assim fazer o corpo queimar mais calorias.
Ao desenvolver técnicas culinárias você pode preparar refeições em que seja possível controlar a quantidade de aditivos como sal e açúcar. Não sabe como aprender? A Internet está aí para isso!
Outro pilar da prevenção da obesidade é a prática de exercícios físicos.
Caminhe até o trabalho e suba as escadas ao invés de usar o elevador. O exercício, além de queimar calorias, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Escolha uma atividade que seja prazerosa para você e seja constante, tente praticar frequentemente.
É super indicado fazer um acompanhamento com um nutricionista.
Faça exames preventivos regularmente. Monitore os níveis de glicemia no sangue. Consulte o médico com frequência, assim você pode identificar doenças precocemente e pode receber orientações personalizadas sobre dieta.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!