4.8
(5)

Nosso cérebro trabalha muito, tanto durante o dia tanto quando estamos dormindo. Ao usar demais o orgão em alguma tarefa, é comum sentir cansaço e inclusive fome. Isso acontece pois o cérebro necessita de nutrientes, assim como outros órgãos do corpo.

Os cientistas vêm descobrindo que a alimentação exerce um papel importantíssimo na melhora das funções cerebrais e na prevenção de doenças que afetam o cérebro, como Alzheimer. Agora vamos aos alimentos que fazem bem ao cérebro!

Abacate

As gorduras monoinsaturadas protegem as artérias e contribuem para o fluxo de sangue. Isto é importante para o cérebro uma vez que este é um dos órgãos que mais necessitam de sangue.

Frutas cítricas

Frutas como laranja, acerola e mamão são ricas em vitamina C. Além dessa substância favorecer o sistema imunológico, ela também melhora o desempenho cognitivo, pois produz neurotransmissores.

Oleaginosas

Na hora do lanchinho no meio do dia você pode recorrer às oleaginosas, como castanha, nozes e pistache. Estes alimentos possuem substâncias que potencializam o aprendizado. Além disso, eliminam toxinas que passam pelo cérebro e reduz as chances da pessoa ter AVC.

Chá-verde

Melhora a memória e aumenta a concentração. Dessa maneira é possível realizar as atividades cotidianas com mais foco e melhor desempenho.

Salmão

É uma excelente fonte de ômega-3, que facilita o aprendizado, melhora a memória e os pensamentos.

Chocolate amargo

Possui polifenóis que protegem os neurônios e substâncias que estimulam a oxigenação do cérebro. Outro ponto positivo do chocolate é que os flavonoides ajudam o aprendizado, portanto é indicado o consumo do alimento na hora em que estiver estudando. Além disso, favorece a produção de serotonina pelo órgão, uma substância ligada ao prazer.

Tomate

Ajuda a prevenir doenças que afetam o cérebro como Alzheimer.

Brócolis

Possui vitamina K, que forma um tipo de gordura contida nas células cerebrais, protegendo-as e mantendo o cérebro saudável.

Açafrão

Um dos componentes dessa especiaria é a curcumina, um polifenol com comprovados efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Com menos radicais livres e inflamação na área, o cérebro fica menos sujeito a processos degenerativos mais comuns com a idade.

Mirtilo

Possui propriedades que auxiliam no atraso da deterioração da memória e cognição.

Azeite

Possui vitamina E, que retarda a perda de memória e o aparecimento de demência.

Ovos

Este alimento possui zinco, que deixa o cérebro alerta, reduz a fadiga cerebral e ajuda a organizar os pensamentos.

Batata doce

A deficiência de qualquer uma das oito vitaminas que compõem a família B pode prejudicar a saúde mental. Folato, B6 e B12 são particularmente importantes nos processos mentais, pois ajudam a incrementar a serotonina (ligada ao bem-estar), além de agir na redução dos hormônios do estresse (cortisol e adrenalina).

Café

Além de manter a pessoa acordada e alerta, o café também aumenta a capacidade do cérebro de processar informações, melhorando o aprendizado e a memória. Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã.

Mais dicas

Para preservar a saúde cerebral, evite gorduras trans, açúcar, refrigerantes e carboidratos refinados, além de fast foods e processados. Todos contribuem para inflamações e oxidam neurônios. Também é bom não comer demais, pois este hábito envelhece o cérebro.

Referências

blog.mackenzie.br/vestibular/dicas-de-estudo/7-alimentos-bons-para-o-cerebro/
tuasaude.com/alimentacao-para-o-cerebro/

saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/alimentos-turbinam-o-cerebro/

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/05/cerebro-tem-fome-de-que-veja-alimentos-e-nutrientes-importantes-para-orgao.htm

qbemqfaz.com.br/alimentacao/alimentos-para-o-cerebro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.